[weglot_switcher]

Liga portuguesa entre as que mais valorizou a nível europeu esta temporada

Entre os 18 clubes da Liga portuguesa, apenas cinco plantéis viram o seu valor diminuir entre agosto e dezembro de 2021. Todos os restantes 13 plantéis valorizaram, com uma média global de valorização de 36,3%. Nas ‘Big5’, e à exceção da Ligue 1, o cenário é de perdas generalizadas.
  • 8 – João Palhinha (21 milhões de euros)
30 Dezembro 2021, 18h05

A principal Liga de futebol portuguesa foi das que mais valorizou a nível europeu desde o início da temporada até ao final do ano de 2021, de acordo com a última atualização do site “Transfermarkt” que avalia os valores dos plantéis.

Se a 1 de agosto deste ano os plantéis da Liga portuguesa tinham um valor conjunto de 1,24 mil milhões de euros, a última atualização do “Transfermarkt” mostra que essa evolução em dezembro passou para 1,26 mil milhões de euros, mais 2% do que se registava no início da temporada.

De acordo com o “Transfermarkt”, é possível perceber que desde o início da época, e entre os quatro plantéis da Liga portuguesa avaliados acima dos 100 milhões de euros (SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e SC Braga), só os “leões” viram o seu plantel valorizar.

Desde 1 de agosto deste ano, o plantel do líder do campeonato e campeão em título valorizou 11,32 milhões de euros, de 236,88 milhões para 248 milhões de euros, um incremento de 4,8%.

Em contraste, todos os outros clubes mais valiosos perderam valor neste período.

O plantel do SL Benfica, que está agora avaliado em 290,5 milhões de euros, valia 323,35 milhões de euros no início da época, uma perda de 10,2% que se traduz numa desvalorização de 32,85 milhões de euros.

O plantel do FC Porto está avaliado em 278,3 milhões de euros, menos 2,2% (ou 6,2 milhões de euros) do que aquilo que acontecia no início da época, altura em que o mesmo grupo de jogadores valia 284,5 milhões de euros.

Entre os que mais perderam, o SC Braga foi o que menos desvalorizou: em agosto deste ano, o plantel valia 126,20 milhões e pouco mais de quatro meses depois, essa avaliação desceu para 124,50, menos 1,3% (menos 1,7 milhões de euros).

Entre os 18 clubes da Liga portuguesa, apenas cinco plantéis viram o seu valor diminuir entre agosto e dezembro de 2021: SL Benfica, FC Porto, SC Braga, Boavista FC e Paços de Ferreira. Todos os restantes 13 plantéis valorizaram, com uma média de valorização de 36,3%. A liderar as subidas, surge o Estoril Praia (plantel valorizou 201% de 7,48 milhões para 22,50 milhões de euros) e o FC Arouca (que demonstrou uma valorização de 106% de 7,03 milhões para 14,48 milhões de euros).

Só a Ligue 1 cresceu a par de Portugal

Entre as mais significativas ligas europeias, só as principais ligas de futebol francesa e portuguesa cresceram no valor dos plantéis desde o início da temporada, de acordo com os números do site “Transfermarkt”.

No caso da Ligue 1, esta apresentava uma valorização de 3,66 mil milhões de euros em agosto deste ano e o reavaliação de final deste ano, mostrou um crescimento de 2% no valor dos vinte plantéis em competição. Destes emblemas, sete apresentaram quebras na valorização com destaque negativo para o Montpellier HSC (menos 15,4%) e, curiosamente, nota positiva para o Clermont Foot: o clube menos valioso da Ligue 1 teve um crescimento de 60,1% no valor do plantel.

O Paris Saint-Germain, que é de longe o clube mais valioso da Ligue 1, ainda conseguiu margem para crescer 1,1% no mesmo período: de 917,65 milhões de euros para 927,70 milhões de euros.

Restantes ‘Big5’ a perder valor

Com a Ligue 1 a ser única ‘Big5’ que regista uma evolução positiva do valor de mercado, as restantes grandes Ligas europeias estão em perda. A La Liga, principal Liga espanhola, foi a que mais valor de mercado perdeu entre agosto e dezembro: se no início da temporada, a La Liga valia 4,92 mil milhões de euros, pouco mais de quatro meses depois, essa valorização já era de 4,72 mil milhões, menos 4%.

Na principal Liga do país vizinho, dez dos vinte clubes espanhóis perderam valor desde agosto, com os quatro mais valiosos a perderem fulgor económico: Real Madrid (menos 9,7%), Atlético de Madrid (menos 11%), FC Barcelona (menos 21,1%) e Sevilha FC (menos 2%). Destaque para o desmoronar do valor do plantel do FC Barcelona: desde agosto, o plantel dos ‘culés’ perdeu 159,5 milhões de euros.

A Serie A italiana foi a segunda ‘Big5’ com maiores perdas. Se a principal liga italiana valia 4,90 mil milhões de euros em agosto, em dezembro esse montante sofreu uma depreciação para 4,73 mil milhões de euros, menos 3,4%. Dez dos vinte clubes da Serie A perderam valor neste período, com destaque para a Sampdoria (menos 25%), Inter de Milão (menos 20,9%), SS Lazio (menos 20%). A Juventus, clube mais valioso deste campeonato, perdeu 106,2 milhões de euros desde agosto (menos 16,7%).

Os clubes da Bundesliga também não escaparam a uma perda dos valores dos plantéis. Se em agosto a principal liga alemã estava avaliada em 4,30 mil milhões de euros, em dezembro esse valor depreciou para 4,17 mil milhões de euros (menos 3%). Numa liga disputada por 18 clubes, nove deste plantéis perdeu valor. Entre os plantéis mais valiosos, o RB Leipzig foi quem mais perdeu neste período: 76,2 milhões de euros, ou seja, menos 13,5%.

Entre as Ligas mais valiosas da Europa, a Premier League foi quem menos perdeu entre agosto e dezembro deste ano. A principal Liga inglesa, a mais excêntrica do mundo, estava avaliada em 8,81 mil milhões em agosto e terminou o ano de 2021 com uma avaliação de 8,79 mil milhões de euros, menos 0,3%.

Apesar de ser a ‘Big5’ que menos perdeu, a Premier League foi a Liga europeia onde mais clubes perderam valor de mercado dos seus plantéis: onze emblemas em 20 equipas valem agora menos do que aquilo que acontecia em agosto deste ano. No ‘top5’ dos clubes mais valiosos, só o Manchester City conseguiu valorizar o seu plantel (mais 3,5%). Chelsea (menos 2%), Manchester United (menos 0,8%), FC Liverpool (menos 4,8%) e Tottenham (menos 4,3%) perderam valor em pouco mais de quatro meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.