[weglot_switcher]

Lisboa, Sesimbra e Albufeira dão o passo atrás. Proibição de entrar e sair da Área Metropolitana mantém-se

A proibição de entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa mantém-se no fim de semana, mas apenas para quem não tem teste negativo ou certificado verde digital. “País encontra-se numa situação mais grave”, alertou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva
  • Lisboa, Portugal
24 Junho 2021, 15h14

O Governo anunciou esta quinta-feira que há três concelhos que vão dar um passo atrás no processo desconfinamento – Lisboa, Sesimbra e Albufeira – o que obriga, entre outras medidas, os cafés, pastelarias e restaurantes a encerrarem portas às 15h30 aos sábados, domingos e feriados (a partir deste fim de semana).

A proibição de entrada e saída da Área Metropolitana de Lisboa (AML) mantém-se no fim de semana, mas apenas para quem não tem teste negativo (PCR ou antigénio) ou certificado verde digital. “O país encontra-se numa situação mais grave”, alertou esta quinta-feira a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no briefing da reunião do Conselho de Ministros.

Os supermercados nestes municípios são obrigados a fechar às 19h00 ao fim de semana. “Queria chamar a atenção que, face aos dados da semana que corre, na próxima semana, se se mantiverem, teremos mais 16 concelhos nesta situação, maioritariamente nas zonas da AML e do Algarve”, advertiu a governante.

Em relação a festas como casamentos, batizados, eventos com mais de 500 pessoas no interior ou 1.000 no exterior, para os quais eram obrigatórios testes ao vírus SARS-CoV-2, a obrigatoriedade mantêm-se, sendo que o certificado Covid-19 permite a entrada.

“Cabe-nos a todos procurar combatê-la. Temos ainda mais de 700 mil pessoas com mais de 60 anos que ainda não têm a vacinação completa. É muito importante que este seja um período de controlo da pandemia”, afirmou Mariana Vieira da Silva.

O teletrabalho é obrigatório, nos casos em que é possível, em Lisboa.

Duas semanas consecutivas mais de 120 casos de infeção por 100 mil habitantes

Os 25 concelhos que se encontram em nível de risco (duas semanas consecutivas mais de 120 casos de infeção por 100 mil habitantes ou 240, se forem de baixa densidade) são Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Braga, Cascais, Grândola, Lagos, Loulé, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odemira, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira. Assim, nestes munícios passarão a ter as regras pela qual se regia Lisboa e a ter de fechar os restaurantes às 22h30 em vez de 01h00, por exemplo.

Boas notícias chegaram a Águeda e Sertã, que se encontram agora numa situação mais positiva.

Notícia atualizada às 15h20

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.