Classificada em 1º lugar em Portugal e em 43º lugar a nível global, Lisboa está confortavelmente no top 50 das melhores marcas de cidade do mundo, de acordo com o Brand Finance City Index inaugural divulgado hoje.
Apresentado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, o ranking baseia-se num inquérito global a cerca de 15 mil pessoas, realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes, para medir as percepções de quais serão as 100 melhores cidades do mundo.
O Índice colocou Londres como a melhor marca de cidade do mundo, seguida de Nova Iorque e Paris. Com uma pontuação de 67,5/100 no Brand Finance City Index, Lisboa, a cidade do Fado, combina a sua arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e o fado para fazer de Lisboa um destino apreciado.
De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se internacionalmente pelas suas pessoas e valores, em 11.º lugar, cultura e património, em 14.º lugar, habitabilidade, em 23.º lugar, e sustentabilidade, em 37.º lugar.
Pilar Alonso Ulloa, Directora-Geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, afirma, em comunicado: “Uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”
Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir.
A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas percepções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como Negócios e Investimento ou Sustentabilidade e Transportes.
A melhor do mundo
Londres foi coroada como a melhor marca de cidade do mundo com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada pela sua elevada familiaridade entre os inquiridos de todo o mundo, Londres registou percepções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido através da exposição repetida ou da experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca.
A cidade de Nova Iorque assegurou o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 num total de 100 no Brand Finance City Index. NYC também ocupa o 3º lugar a nível mundial em termos de familiaridade e ostenta o 2º lugar em três das sete dimensões-chave: investir, estudar e visitar.
Amplamente considerada como a capital global das finanças, Nova Iorque ocupa o 2º lugar, apenas atrás de Zurique, como a melhor cidade para investir. Está em primeiro lugar nos atributos de cidade de importância global, fácil de fazer negócios e economia forte e estável.
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