[weglot_switcher]

Lisboa uma das 50 melhores cidades do mundo, segundo o Índice de Cidades

Apresentado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, o ranking baseia-se num inquérito global a cerca de 15 mil pessoas, realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes, para medir as percepções de quais serão as 100 melhores cidades do mundo.
19 Maio 2023, 14h09

Classificada em 1º lugar em Portugal e em 43º lugar a nível global, Lisboa está confortavelmente no top 50 das melhores marcas de cidade do mundo, de acordo com o Brand Finance City Index inaugural divulgado hoje.

Apresentado pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, o ranking baseia-se num inquérito global a cerca de 15 mil pessoas, realizado em abril de 2023 em 20 países de todos os continentes, para medir as percepções de quais serão as 100 melhores cidades do mundo.

O Índice colocou Londres como a melhor marca de cidade do mundo, seguida de Nova Iorque e Paris. Com uma pontuação de 67,5/100 no Brand Finance City Index, Lisboa, a cidade do Fado, combina a sua arquitetura cativante, o património cultural, a gastronomia, a atmosfera animada e o fado para fazer de Lisboa um destino apreciado.

De acordo com o novo estudo, Lisboa destaca-se internacionalmente pelas suas pessoas e valores, em 11.º lugar, cultura e património, em 14.º lugar, habitabilidade, em 23.º lugar, e sustentabilidade, em 37.º lugar.

Pilar Alonso Ulloa, Directora-Geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul, afirma, em comunicado: “Uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”

Para chegar a uma avaliação abrangente das marcas das cidades no ranking, além de medir a familiaridade, os inquiridos foram questionados sobre a reputação geral e a sua consideração pessoal de cada cidade como um local para viver, trabalhar localmente, trabalhar remotamente, estudar, reformar-se, visitar ou investir.

A avaliação das preferências ao longo destas sete dimensões foi complementada pelas percepções de 45 atributos subjacentes à marca da cidade, agrupados em sete pilares, como Negócios e Investimento ou Sustentabilidade e Transportes.

A melhor do mundo 

Londres foi coroada como a melhor marca de cidade do mundo com uma pontuação de 84,6 em 100, impulsionada pela sua elevada familiaridade entre os inquiridos de todo o mundo, Londres registou percepções de marca mais fortes do que qualquer outra cidade no estudo. A familiaridade é entendida como o conhecimento sobre a cidade adquirido através da exposição repetida ou da experiência direta, e permite formar uma afinidade mais profunda com a sua marca.

A cidade de Nova Iorque assegurou o 2º lugar, atrás de Londres, com uma pontuação de 83,0 num total de 100 no Brand Finance City Index. NYC também ocupa o 3º lugar a nível mundial em termos de familiaridade e ostenta o 2º lugar em três das sete dimensões-chave: investir, estudar e visitar.
Amplamente considerada como a capital global das finanças, Nova Iorque ocupa o 2º lugar, apenas atrás de Zurique, como a melhor cidade para investir. Está em primeiro lugar nos atributos de cidade de importância global, fácil de fazer negócios e economia forte e estável.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.