PremiumLisboetas recebem 13 vezes mais do que os transmontanos em apoios à tarifa dos transportes

O Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) cava um fosso entre os residentes na área da capital e os portugueses que habitam no interior norte, no Alentejo e no Algarve. O sector rodo-ferroviário remete-se ao silêncio.

Carris

O sector dos transportes discrimina favoravelmente os portugueses que habitam na Área Metropolitana de Lisboa, atribuindo-lhes 31,5 euros per capita para atenuar as tarifas dos passes.

No lado oposto ficam portugueses que habitam, por exemplo, em Trás-os-Montes e recebem 2,3 euros per capita, ou seja, 13 vezes menos do que os de Lisboa em redução das tarifas de transporte. O Jornal Económico (JE) tentou obter uma explicação para esta assimetria regional, mas os especialistas remeteram-se ao silêncio.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Exclusivo: Bónus milionário da CEO da TAP não é válido

O contrato assinado entre a TAP e a gestora francesa Christine Ourmières-Widener prevê um bónus que pode chegar a três milhões de euros no prazo de cinco anos, revela o documento, a que o Jornal Económico teve acesso. No entanto, o contrato não será válido, uma vez que uma das suas cláusulas prevêem que teria de ser aprovado pela Assembleia Geral da TAP SGPS, algo que nunca chegou a acontecer.

Pampilhosa da Serra assina novo contrato para assegurar transporte de passageiros

O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, vai pagar mensalmente mais de 15 mil euros a uma empresa para assegurar o serviço de transporte público de passageiros nas linhas que funcionam atualmente.

Martifer com contrato de 68 milhões para fazer viadutos ferroviários em Birmingham

“O fabrico da estrutura metálica será realizado maioritariamente no pólo industrial do grupo Martifer, em Oliveira de Frades, permitindo reforçar a vertente exportadora do grupo Martifer, que atualmente representa mais de 85 % do volume de negócios do segmento de estrutura metálica em Portugal”, refere a empresa.
Comentários