[weglot_switcher]

Lisbon South Bay atrai investidores russos em Moscovo

Na feira de imobiliário International Property Show de Moscovo, a Baía do Tejo estabeleceu múltiplos contactos com investidores e com grupos ‘developers’ que atuam tanto na Rússia como na Turquia e em várias regiões do Médio e Extremo Oriente.
25 Novembro 2017, 19h48

A Baía do Tejo, empresa estatal do Grupo Parpública gestora dos parques empresariais do Barreiro, Seixal e Cacilhas (Lisbon South Bay), foram esta semana a Moscovo tentar captar investidores russos para esses territórios Lisbon South Bay em Moscovo

Nessa comitiva, a Lisbon South Bay e os ativos da Baía do Tejo foram apresentados na capital russa, numa agenda que se desdobrou entre diversos eventos e e junto de múltiplas entidades.

À espera da comitiva portuguesa estavam, para além dos responsáveis desta grande associação, cerca de 20 entidades oriundas de várias regiões da Rússia que queriam saber mais de Portugal e do projeto Lisbon South Bay.

A apresentação decorreu foi transmitida em ‘live streaming’ para todas as regiões representadas pela Câmara de Comércio e Indústria da Federação da Rússia.

Empresas de todos os setores de atividade, desde o agroalimentar, ao industrial, à banca de investimento e às novas tecnologias, marcaram presença e mostraram interesse em perceber o ambiente que se vive neste extremo da Europa e como se posiciona o nosso país face ao acolhimento de investimento externo, adianta a Baía do Tejo.

Na feira de imobiliário International Property Show de Moscovo, a Baía do Tejo estabeleceu múltiplos contactos com investidores e com grupos ‘developers’ que atuam tanto na Rússia como na Turquia e em várias regiões do Médio e Extremo Oriente.

“Junto deste segmento, foi o projeto Water City, em Almada, que despertou maior interesse e congregou a atenção de todos os interlocutores presentes nos ‘meetings’ bilaterais desenvolvidos”, revela o comunicado da Baía do Tejo.

Esse comunicado acrescenta que “a atratividade de Lisboa foi notada e a possibilidade de se poder dinamizar um projeto desta dimensão a escassos minutos do centro da capital portuguesa torna-se um fator muito apelativo para os grandes grupos de investimento”.

“Foi também relevante a grande aceitação e potencial que os ativos da Baía do Tejo suscitaram junto de empresas e portais imobiliários de referência junto do segmento empresarial e de investimento. Foram vários os que demonstraram interesse em poder promover o edificado e os lotes industriais disponíveis para acolher todos o tipos de empresas e indústrias”, precisa o documento em apreço.

O interesse na visita aos territórios Lisbon South Bay foi também confirmado por várias entidades que a partir de agora vão estabelecer contactos e estreitar relações com a Baía do Tejo nesse sentido, garante a empresa pública.

“Os índices do turismo e os programas de promoção da captação de novos residentes através de investimento residencial ou empresarial já eram do conhecimento do meio empresarial russo, que agora pretendeu saber com maior detalhe que tipo de oferta e condições têm estes territórios para oferecer a novas empresas que se queiram instalar nos seus parques empresariais”, explica esse documento.

“O seguimento dos contactos efetuados com investidores e empresários russos, iniciados em 2014, foi dando nota de uma crescente atenção ao nosso país, motivo que desencadeou esta jornada de promoção”, garante o comunicado da Baía do Tejo.

Segundo esse documento, “confirmou-se o grande interesse da comunidade empresarial russa na vantajosa posição geoestratégica de Portugal e no ambiente efervescente que a região da grande Lisboa e as principais cidades do nosso país vêm manifestando”.

Nesta ação, os investidores russos ficaram “muito interessados em saber mais sobre os territórios que observam Lisboa a partir da margem esquerda do Tejo” e “os responsáveis da Câmara de Comércio e Indústria de Moscovo deram especial atenção aos parques empresariais da Baía do Tejo do Barreiro e do Seixal, não deixando de questionar sobre o Quimiparque de Estarreja”, avança o referido comunicado.

“O perfil das empresas residentes nos seus parques e a capacidade da Baía do Tejo para acolher potenciais investimentos russos, foi a grande preocupação que esta entidade manifestou junto da comitiva portuguesa e que vai agora apresentar de forma detalhada aos seus associados”, assegura o referido comunicado.

A Baía do Tejo acrescenta que esta Câmara de Comércio, que representa cerca de 3.500 associados, “deu nota do interesse e apetência crescentes que as empresas russas vêm manifestando noutras geografias e confirmou que este é um momento em que estas empresas estão muito voltadas para o investimento e apostadas em alargar a sua presença no exterior”.

A empresa nota que “o interesse nos ativos residentes nos territórios Lisbon South Bay e o ‘know how’ reconhecido à Baía do Tejo na gestão de parques com ADN marcadamente industrial foram apreciados de forma muito evidente”

“Resultou desta reunião uma proximidade e interesse recíproco entre ambas as entidades, facto que permitiu um acordo para o estabelecimento de um protocolo que visa acompanhar e facilitar todo o processo das empresas russas que se queiram instalar nos concelhos de Almada, Barreiro e Seixal e, mais a norte do país, em Estarreja”, revela o mesmo comunicado.

De acordo com os responsáveis da Baía do Tejo, esse protocolo “está já a ser ultimado e pretende-se que seja assinado em breve”.

“O grande interesse e reconhecimento de potencial nestes territórios da grande Lisboa deixam inclusivamente em aberto uma apresentação presencial feita às principais empresas de Moscovo que pretendam efetivamente alargar as suas operações para o sul da Europa e fazer destes territórios plataforma de chegada à Europa e aos países de língua oficial portuguesa dos continentes americano e africano”, destaca o comunicado em causa.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.