[weglot_switcher]

Livro: “Memória da Memória”

Memórias pessoais e transmissíveis da poeta, ensaísta, jornalista e romancista russa Maria Stepánova.
24 Setembro 2022, 10h14

“Mas os diários da minha tia Gália eram de um tipo muito específico: à medida que os lia, a sua textura peculiar — que se assemelhava sobretudo a uma rede de pesca de malha grande — tornava‑se cada vez mais enigmática e interessante.

Na minha infância, nas grandes exposições de arte, era sempre possível ver visitantes de um determinado tipo. Por qualquer razão, eram na sua maioria mulheres que passavam de uma tela para outra, inclinavam‑se para as legendas informativas e tiravam apontamentos em folhas ou nos cadernos.”.

 

 

Devido à morte desta tia, irmã do pai, distante dos afetos familiares por motivos vários, Maria Stepánova dá por si a vaguear num apartamento cheio de fotografias desvanecidas, velhos postais, cartas, diários e um sem número de recordações, para além das roupas de gala por estrear, ainda com o odor das lojas soviéticas, e os muitos livros, como “um Salinger de capa preta com a figura do rapaz, lombadas azuis da ‘Biblioteca do Poeta’, Tchékhov em cinzento, Dickens em verde”; um imenso manacial representando um mortiço repositório de um século de vida na Rússia.

Ao mergulhar nestes fragmentos de um imenso legado, organizando-os com paciência e dedicação, a autora constrói a história de uma comum família judaica que, de alguma maneira, conseguiu sobreviver à miríade de perseguições e repressões que tiveram lugar ao longo do século XX.

Em diálogo com escritores como Roland Barthes, W. G. Sebald, Susan Sontag ou o poeta russo Osip Mandelstam, Stepánova presenteia os leitores com um livro imbuído de uma rara curiosidade intelectual e uma voz poética e envolvente. Misto de ensaio, ficção, memória e relato de viagem, “Memória da Memória” é, acima de tudo, uma nova e corajosa exploração de memória cultural e pessoal.

Maria Stepánova nasceu em junho de 1972, em Moscovo. É poeta, ensaísta, jornalista e romancista, tendo dirigido a revista online Openspace.ru, especializada em arte e cultura. Em 2005, recebeu o prestigiado prémio de poesia Andrei Bely e a Joseph Brodsky Fellowship.

“Memória da Memória” obteve, em 2017, o prémio Big Book, e, em 2018, o prémio Bolshaya Kniga, entre muitos outros; em 2021, integrou a lista final do International Booker Prize. A sua obra está traduzida em mais de uma dezena de línguas, incluindo inglês, francês, alemão, castelhano, italiano, hebraico e finlandês. O “The Guardian” previu que ela seria o “próximo grande escritor da Rússia”.

Este livro foi agora publicado em português pela Relógio d’Água, com tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.

Eis a sugestão de leitura desta semana da livraria Palavra de Viajante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.