[weglot_switcher]

Lucro da EDP terá recuado 1,5% para 899 milhões em 2016, segundo analistas

A comparação é desfavorável devido aos ganhos não-recorrentes no ano anterior, segundo os analistas consultados pela Reuters. O foco está, contudo, na evolução da dívida líquida e na eventual venda da espanhola Naturgás.
  • EDP
2 Março 2017, 12h40

O lucro líquido da EDP terá recuado 1,5% para 899 milhões de euros no ano passado, segundo a média de estimativas de analistas consultados pela Reuters. A queda deverá resultar de uma comparação homóloga difícil, pois a energética teve ganhos one-off em 2015, e apesar do bom desempenho da área liberalizada na Ibéria com os fortes recursos hídricos.

A depreciação do real face ao euro no ano passado também prejudica a comparação, enquanto a recompra de dívida com taxas mais altas pela EDP, apesar de ter um efeito benéfico a prazo, terá também ditado perdas não-recorrentes em 2016, acrescenta a Reuters.

Os sete analistas consultados pela agência estimam que o EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – tenha descido 5,7% para uma média de cerca de 3.702 milhões de euros.

Segundo Helena Barbosa, analista do Caixa Banco de Investimento,  “as comparações com o ano anterior estão afectadas por efeitos não recorrentes, nomeadamente ganhos relacionados com a aquisição de 50% de Pecém em 2015 (EDP Brasil) e com a consolidação dos ativos da ENEOP (EDPR)”.

A EDP já anunciou, a 28 de janeiro, que a venda de electricidade no crucial mercado ibérico teve uma subida de 0,4% em 2016, quando comparado com o ano anterior, para 57,8 gigawatts hora (GWh), suportada por uma aceleração em Portugal.

A subsidiária no Brasil anunciou que fechou 2016 com um lucro líquido de 666,6 milhões de reais (MR) ou 204 milhões de euros, uma queda de 47% comparando com 2015, enquanto a EDP Renováveis apresentou na semana passada um tombo de 66% no lucro de 2016 para 56 milhões de euros.

Segundo Antonella Bianchessi, analista da Citi, o foco dos resultados da empresa liderada por António Mexia está na dívida líquida, prevendo que “caia para 15.300 ME, abaixo do ‘guidance’ de 16.000 ME”, que era o nível em que situava em Setembro de 2016.

A Reuters refere que os analistas vêem também como crucial ter alguma visibilidade sobre eventual venda da subsidiária espanhola Naturgas, que a Macquarie Research avalia em 1.800 milhões de euros.

A EDP apresenta resultados depois do fecho da bolsa hoje.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.