[weglot_switcher]

Lucros da Altri caem 34,3% para 19,6 milhões de euros no primeiro trimestre

Também o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da papeleira registou uma quebra de 17,6%, passando dos 61 milhões para os 50,2 milhões de euros.
25 Maio 2023, 16h51

O resultado líquido das operações continuadas do Grupo Altri atingiu os 19,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, uma redução homóloga de 34,3% (29,8 milhões de euros), de acordo com o comunicado enviado pela empresa da indústria do papel à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira, 25 de maio.

Por sua vez, também o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da papeleira registou uma quebra de 17,6%, passando dos 61 milhões para os 50,2 milhões de euros.

Já as receitas desceram 9,9% (249,2 milhões de euros) para 224,7 milhões de euros.

Em sentido inverso, verificou-se um aumento feito no investimento para os 18,4 milhões de euros, em comparação com os 6,8 milhões de euros do período homólogo, onde estão incluídos cerca de 6,6 milhões relacionados com a nova caldeira de biomassa para a Caima.

No que diz respeito às operações, a papeleira apresentou uma descida homóloga nas vendas de 15,7%, embora tenha verificado uma ligeira subida de 2,8% face ao trimestre anterior, em resultado da paragem programada da principal unidade industrial, a Celbi, durante este período.

Já a procura por fibras celulósicas encolheu no primeiro trimestre, com a procura por pasta hardwood a apresentar uma evolução negativa  de 3,1%.

“Apesar desta conjuntura, continuamos o novo esforço de investimento em projetos relevantes que reforçam a nossa aposta no crescimento orgânico. Só neste trimestre, o Grupo Altri investiu um total de 18,4 milhões de euros, quase três vezes mais que no período homólogo, num esforço de melhoria da eficiência e sustentabilidade das nossas unidades industriais, mas também procurando prepará-las para que possam agarrar novas oportunidades criadas pela bioeconomia”, explica o CEO da Altri, José Soares de Pina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.