[weglot_switcher]

Lucros da Corticeira Amorim sobem. Venda de rolhas subiu 12%

A Corticeira Amorim registou uma subida de 6% dos lucros para 77,4 milhões de euros em 2018. As vendas da Corticeira aumentaram 9% para 763 milhões de euros no ano passado face a período homólogo. Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentou 400 mil euros para 134 milhões de euros. As […]
26 Fevereiro 2019, 07h53

A Corticeira Amorim registou uma subida de 6% dos lucros para 77,4 milhões de euros em 2018. As vendas da Corticeira aumentaram 9% para 763 milhões de euros no ano passado face a período homólogo.

Os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) aumentou 400 mil euros para 134 milhões de euros.

As vendas da unidade de negócios de rolhas subiram 11,9% para 534 milhões de euros.

“De salientar, o crescimento registado em praticamente todas as geografias (com destaque para França, Itália, Espanha e Portugal) e segmentos de negócio”, disse a empresa em comunicado.

O EBITDA da unidade de negócio matérias-primas e rolhas atingiu os 123,6 milhões de euros, mais 8,7% face a 2017.

A Corticeira aponta que apesar do aumento de preços da matéria-prima e o efeito da desvalorização cambial do dólar no primeiro semestre foram os grandes responsáveis pela diminuição do rácio EBITDA/Vendas de 19% para 17,6%.

A Amorim destaca a compra da Herdade da Baliza “onde se pretende colocar em prática as medidas e as técnicas estudadas no âmbito do projeto de intervenção florestal, tendo como objetivo assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e, consequentemente, a produção contínua de cortiça de qualidade”.

Já a rentabilidade da unidade de negócios de revestimentos foi afetada pela redução de vendas, pelo registo de imparidades de clientes e pela pressão dos preços da cortiça, com o EBITDA a recuar para três milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.