[weglot_switcher]

Lucros do BBVA alavancados pelo forte desempenho no México

O lucro líquido subiu 39% para 1,85 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano, bem acima das previsões. O desempenho no mercado mexicano – onde impera a turbulência no sistema bancário – foi uma das causas da prestação positiva do banco.
27 Abril 2023, 11h46

O BBVA Espanha registou um aumento de 39% no lucro líquido do primeiro trimestre, que superou as previsões devido a um sólido desempenho no seu principal mercado, o México – onde revelou ter conseguido uma estabilização dos depósitos, apesar da turbulência do sector bancário naquele país da América Central.

O lucro do BBVA atingiu os 1,85 mil milhões de euros entre janeiro a março deste ano, tendo ficado bem acima dos 1,66 mil milhões que resultavam das previsões dos analistas consultados pela agência “Reuters”. Isto apesar de a instituição financeira ter pago uma taxa bancária em Espanha de 225 milhões de euros, como o grupo anunciou.

O resultado do BBVA toma ainda mais dimensão depois de o concorrente Sabadell ter reportado uma queda de 4% nos lucros líquidos para 205 milhões de euros (apesar de este valor estar muito acima dos 138 milhões de euros antecipados pelos analistas). Tal como acontece com outros bancos europeus, ambos beneficiaram de um aumento dos rendimentos dos empréstimos graças a taxas de juro mais elevadas – facto que aparentemente escapou ao crivo dos analistas.

No BBVA, o lucro líquido de juros (NII), ou lucro com empréstimos menos os custos de depósito, subiu 43% em relação ao ano anterior, para 5,6 mil milhões de euros no trimestre, enquanto o NII em Sabadell subiu 28%, para 1,1 mil milhões. Ambos estiveram em linha com as previsões, refere o jornal “El Economista” na sua análise conjunta.

No BBVA, os depósitos de clientes subiram 0,4% em relação ao final do ano anterior, mas caíram 1,5% no Sabadell. O BBVA terminou março com um índice de cobertura de liquidez (LCR) de 184% em comparação com os 159% no final de dezembro, enquanto o Sabadell estava em 220%, abaixo dos 234% no final de 2022.

Como o rival Santander, o BBVA tem vindo a expandir-se nas economias emergentes para aumentar os rendimentos. No México, o lucro líquido do BBVA aumentou 65%, enquanto os lucros sobre as operações ativas aumentaram 48%.

Na Turquia, onde o BBVA registou lucro de 277 milhões de euros, em comparação com uma perda de 76 milhões de euros no mesmo trimestre do ano passado – devido à dinâmica positiva dos negócios e impostos mais baixos, segundo avança a instituição financeira. No entanto, a receita líquida de juros na Turquia caiu 3,7% no trimestre, após novas regulamentações que pesaram sobre os balanços dos bancos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.