[weglot_switcher]

Lula da Silva amplia hipótese de vitória na primeira volta, segundo sondagem

A vantagem do ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sobre o atual Presidente, Jair Bolsonaro, sobre a intenção de voto para as presidenciais de 02 de outubro, aumentou dois pontos na última semana, segundo uma nova sondagem.
24 Setembro 2022, 11h18

Segundo levantamento divulgado na noite de quinta-feira pelo Datafolha, a dez dias das eleições mais polarizadas da história do Brasil, Lula da Silva tem 47% das intenções de voto, face aos 33% do atual Presidente e candidato à reeleição.

Assim, numa semana, o ex-Presidente aumentou a sua vantagem sobre o atual chefe de Estado de 12 para 14 pontos percentuais, segundo o DataFolha.

A sondagem, a maior até agora feita pela principal empresa demográfica do país (ouviu 6.754 eleitores em 343 cidades entre terça e quinta-feira), mostrou que a intenção de voto de Lula da Silva cresceu dois pontos percentuais enquanto a de Bolsonaro ficou estável.

De acordo com o Datafolha, cuja sondagem tem uma margem de erro de dois pontos, o resultado deixou o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) com a possibilidade de ser eleito sem a necessidade de uma segunda volta, marcada para 30 de outubro, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos.

Isso deve-se ao facto de que, levando em conta os votos válidos, ou seja, descontados os brancos e os nulos, a intenção de votar em Lula da Silva subiu de 48% na semana passada para 50% na sondagem concluída na quinta-feira, enquanto a de Bolsonaro ficou em 35%.

A estratégia do ex-Presidente (2003-2010) nos últimos dias de campanha tem sido procurar o “voto útil” dos eleitores que ainda apostam em terceiros candidatos para tentar garantir a sua eleição à primeira volta.

O Datafolha também simulou um cenário de segunda volta, que confirmou o favoritismo de Lula da Silva. Neste caso, o líder progressista seria eleito com 54% dos votos contra 38% das intenções de voto em Bolsonaro.

Essa possibilidade também reflete os índices de rejeição dos candidatos já que, segundo a sondagem desta semana, 52% dos eleitores brasileiros dizem que não votariam em Bolsonaro de forma alguma e 39% dizem o mesmo sobre Lula da Silva.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para 30.

As presidenciais brasileiras são disputadas por dez candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.