[weglot_switcher]

Lusitânia vendeu títulos de empresas russas com perda de cerca de quatro milhões

“Mas como tínhamos constituído imparidades para essa participação, até libertámos provisões”, disse o presidente da Mutualista, Virgílio Lima.
1 Junho 2023, 11h25

As seguradoras do grupo Montepio Lusitânia Seguros e Lusitânia Vida tinham em carteira títulos de empresas russas do sector da indústria pesada, incluindo a Gazprom e a Novolipetsk, uma de gás e outra metalomecânica, mas o presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Virgílio Lima, disse esta quinta-feira que venderam os títulos com uma perda de cerca de quatro milhões de euros. “Mas como tínhamos constituído imparidades para essa participação, até libertámos provisões”, disse o presidente da Mutualista.

Virgílio Lima explicou que a exposição era de 18,5 milhões de euros em termos de investimento feito pelas seguradoras nos títulos de dívida daquelas empresas russas. O que tem um peso reduzido num ativo de mil milhões de euros, referiu.

O jornal “Público” tinha noticiado em julho do ano passado que as seguradoras do Grupo Montepio perderam 160 milhões de euros de fundos próprios nos primeiros cinco meses daquele ano, em parte devido ao impacto da exposição de mais de 20 milhões de euros a títulos de empresas russas do setor da indústria pesada, incluindo a Gazprom e a Novolipetsk.

Em jogo está um investimento avaliado em 21,5 milhões de euros no final de 2021 que desvalorizou para 5,9 milhões de euros em maio de 2022, na sequência da guerra e da aplicação de sanções por parte do Ocidente à Rússia, de acordo com o relatório e contas de 2021 do grupo mutualista que reconheceu assim uma perda de perto de 73% do justo valor.

A ASF veio depois dizer que “acompanhou também a evolução dos investimentos em ativos de origem russa realizados por esta empresa, concluindo que a sua dimensão não colocou em causa que a empresa regressasse a margens de solvência acima do exigido, como atualmente se verifica”, em resposta à notícia que a degradação da Lusitânia Seguros e Lusitânia Vida, que integram a sociedade Montepio Seguros, estava a preocupar a entidade supervisora do sector. já que a perda de capitais próprios já ia nos 160 milhões de euros.

Conforme divulgado no relatório e contas da empresa, a Lusitânia Vida, Companhia de Seguros registou um incumprimento do requisito de capital de solvência a 7 de fevereiro de 2022.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.