[weglot_switcher]

Madeira: Bloco de Esquerda quer reforço das verbas para o Ensino Superior

Luísa Santos salientou que no que se refere à Universidade da Madeira o financiamento só cobre 85% das despesas com pessoal.
18 Janeiro 2022, 17h17

A candidata do Bloco de Esquerda Madeira às eleições legislativas, Luísa Santos, quer o reforço das verbas par o Ensino Superior, vincando que atualmente a despesa com o Ensino Superior em Portugal “é muito pouca”, não chegando a 1,5% do PIB.

Luísa Santos salientou que no que se refere à Universidade da Madeira o financiamento só cobre 85% das despesas com pessoal.

Assim, entende que “o único modo de impedir todas as situações de injustiça é aumentar o financiamento ao ensino superior. O BE propõe atingir na próxima legislatura os 3% do PIB.”

A candidata destaca ainda que “há professores e investigadores com contratos precários, nunca têm vínculo com as universidades, pessoas que não podem ter projetos de vida pessoal a longo prazo. Trabalham na precariedade”. No entanto, assegura, “a investigação é fulcral para o desenvolvimento e para a notoriedade das universidades. A investigação garante a evolução”.

A título de exemplo, Luísa Santos frisa que tivemos, na semana passada, conhecimento que a equipa de investigadores liderada por Sónia Melo, da Universidade do Porto, proporcionou um grande avanço no tratamento do cancro do pâncreas através do seu trabalho.

“É obrigatório apoiar estes investigadores”, realça.

A candidata salientou ainda que “as universidades formam alunos que não podem ser clientes dessa universidade como alguns partidos defendem”, salientando que o Bloco de Esquerda foi o partido responsável pela redução do valor das propinas com o objetivo de chegar à gratuitidade.

“A educação tem de ser para todos e não só para os que podem pagar”, vinca ainda.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.