[weglot_switcher]

Madeira: CDS-PP defende que República deve assumir despesas do meio aéreo de combate a incêndios

O CDS-PP referiu que o meio aéreo de combate a incêndios, que está na Madeira, suportado pelo executivo regional, é limitado porque só pode atuar durante o dia. “O Governo da República de uma vez por todas deve compensar a Região Autónoma da Madeira com um meio aéreo que atue sem limitações”, disse o líder parlamentar, António Lopes da Fonseca.
19 Outubro 2023, 13h12

O CDS-PP Madeira questionou quando é que o Governo da República vai assumir as despesas referentes ao meio aéreo de combate a incêndios que atualmente é suportado em exclusivo pelo Governo Regional.

O líder parlamentar do CDS-PP Madeira, António Lopes da Fonseca, apelou a que o Governo da República “de uma vez por todas compense a Região Autónoma da Madeira “com um meio aéreo que atue sem limitações”.

Lopes da Fonseca desafiou o PS Madeira a unir as vozes ao apelo feito pelo CDS-PP Madeira e procurar junto do Governo da República “uma solução para que a Região tenha um meio aéreo eficaz dia e noite”.

O centrista salientou que o helicóptero que atualmente está ao dispor da Região Autónoma da Madeira “é limitado” porque só pode atuar durante o dia, e sublinhou que a Região precisa de um meio aéreo que “possa atuar também durante a noite”.

O grupo parlamentar do CDS-PP Madeira, juntamente com alguns autarcas, visitou o concelho da Calheta, que foi afetados pelo incêndios que deflagraram na Região.

Lopes da Fonseca referiu que esta visita dos centrista serviu para mostrar a solidariedade para aqueles afetados pelos incêndios.

O líder parlamentar do CDS-PP Madeira elogiou também da solidariedade do executivo regional pela rapidez na ajuda às populações, no apoio à recuperação das habitações afetadas, e na compensação aos agricultores e produtores que perderam o seu gado e os seus terrenos.

Lopes da Fonseca elogiou também quer a população e os profissionais de proteção civil pelo combate aos incêndios.

O centrista disse também que o Governo Regional deve anunciar esta quinta-feira medidas de apoio e acrescentou que o Governo “não se irá demitir de apoiar, sobretudo as populações na reabilitação das suas habitações, dos palheiros, na compensação aos agricultores pela perda do gado, e também, no futuro, o Governo Regional irá preocupar-se com a forma como devem atuar os meios aéreos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.