[weglot_switcher]

Madeira: Direção Regional da Saúde deixa várias sugestões para evitar doenças cardiovasculares

A Direção Regional de Saúde (DRS) salienta que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade, no mundo, em Portugal e na Madeira. “A evidência científica demonstra que mudanças nos estilos de vida podem fazer a diferença na redução desta mortalidade”, diz a DRS.
28 Setembro 2022, 08h06

A Direção Regional de Saúde (DRS) associa-se às comemorações do Dia Mundial do Coração, que se realizam na quinta-feira. A iniciativa é dinamizada pela Federação Mundial do Coração, e esta edição tem como lema ‘use o coração para cada coração’.

“No Mundo, em Portugal e na Região Autónoma da Madeira, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade. A evidência científica demonstra que mudanças nos estilos de vida podem fazer a diferença na redução desta mortalidade”, diz a DRS.

A DRS deixa várias sugestões onde se inclui: Reduza o sal de adição na alimentação diária; Evite alimentos processados e pré-cozinhados, pois são ricos em sal e açúcar; Opte por beber água ao longo do dia. Refrigerantes e sumos são sempre açucaradas; Escolha fruta fresca quando quiser consumir algo doce; Consuma cinco porções de vegetais e fruta ao longo do dia.

Entre os conselhos da DRS encontra-se também: Prepare lanches saudáveis para levar para a escola ou para o trabalho; Evite o consumo de bebidas alcoólicas; Inicie uma prática de exercício de intensidade moderada e defina metas progressivas (até atingir, por exemplo, 10.000 passos por dia ou 30 minutos/dia, três a cinco dias por semana); Seja fisicamente ativo, aproveitando, por exemplo, pequenas deslocações para o trabalho e atividades em família; Não fume. Fumar é um dos principais fatores de risco para a doença cardíaca, afetando o fumador, os que o rodeiam e todo o ambiente. Evite todo o tipo de poluição.  Toda a poluição acumula-se e isso resulta em risco para a saúde do ambiente e de todos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.