Madeira: Direção Regional da Saúde deixa várias sugestões para evitar doenças cardiovasculares

A Direção Regional de Saúde (DRS) salienta que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade, no mundo, em Portugal e na Madeira. “A evidência científica demonstra que mudanças nos estilos de vida podem fazer a diferença na redução desta mortalidade”, diz a DRS.

A Direção Regional de Saúde (DRS) associa-se às comemorações do Dia Mundial do Coração, que se realizam na quinta-feira. A iniciativa é dinamizada pela Federação Mundial do Coração, e esta edição tem como lema ‘use o coração para cada coração’.

“No Mundo, em Portugal e na Região Autónoma da Madeira, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade. A evidência científica demonstra que mudanças nos estilos de vida podem fazer a diferença na redução desta mortalidade”, diz a DRS.

A DRS deixa várias sugestões onde se inclui: Reduza o sal de adição na alimentação diária; Evite alimentos processados e pré-cozinhados, pois são ricos em sal e açúcar; Opte por beber água ao longo do dia. Refrigerantes e sumos são sempre açucaradas; Escolha fruta fresca quando quiser consumir algo doce; Consuma cinco porções de vegetais e fruta ao longo do dia.

Entre os conselhos da DRS encontra-se também: Prepare lanches saudáveis para levar para a escola ou para o trabalho; Evite o consumo de bebidas alcoólicas; Inicie uma prática de exercício de intensidade moderada e defina metas progressivas (até atingir, por exemplo, 10.000 passos por dia ou 30 minutos/dia, três a cinco dias por semana); Seja fisicamente ativo, aproveitando, por exemplo, pequenas deslocações para o trabalho e atividades em família; Não fume. Fumar é um dos principais fatores de risco para a doença cardíaca, afetando o fumador, os que o rodeiam e todo o ambiente. Evite todo o tipo de poluição.  Toda a poluição acumula-se e isso resulta em risco para a saúde do ambiente e de todos.

Recomendadas

Madeira: Aprovado relatório da Comissão de Inquérito à linha de crédito INVEST-RAM

O relatório mereceu os votos favoráveis PSD e do CDS-PP, os votos contra do PS, partido proponente do inquérito, e a abstenção do PCP.

Câmara do Funchal apoia com 3.600 euros encontros oficiais da seleção nacional feminina de ténis de mesa

Os jogos realizam-se, a 29 de novembro (terça-feira), Portugal-Itália e 30 de novembro (quarta-feira), Portugal-República Checa, sendo ambos os jogos com início marcado para as 19h, no Complexo Desportivo de São Roque.  

PS critica oportunidades perdidas do Governo da Madeira para renovar frota pesqueira e considera apoios insuficientes

O PS acusa o Governo Regional de ter as prioridades erradas e critica o executivo por não ter usadas verbas de fundos comunitários e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a renovação da frota pesqueira de peixe-espada preto.
Comentários