[weglot_switcher]

Madeira: Núcleo Farmacêutico do SESARAM tem novo ambulatório

O ambulatório hospitalar do SESARAM (geral e oncológico) dispensou 18,6 milhões de euros em 2021, representando este valor 43% dos custos com medicamentos. Com o bovo ambulatório, “pretende-se ter uma maior proximidade com os utentes, baseada na confiança e prestação de cuidados de saúde de excelência centrados no doente, garantindo a eficácia, a segurança e qualidade do medicamento de acordo com a legis artis”, salientou o SESARAM.
23 Fevereiro 2022, 16h00

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) anunciou um novo ambulatório no seu núcleo farmacêutico, tendo o anterior sido transferido do primeiro andar para a rés-do-chão do mesmo prédio, onde já funcionava (no edifício em frente ao Serviço de Urgência).

A transferência deu-se no passado fim-de-semana (19 e 20 de fevereiro), num trabalho conjunto entre o Núcleo Farmacêutico, o Núcleo de Instalações e Equipamentos e o Núcleo Informático do SESARAM, “num tempo record de 24h após aprovação pelo Conselho de Administração”, considerou o SESARAM.

O objetivo, avança o SESARAM, passa por uma maior proximidade com os utentes da região, sendo que a vantagem imediata consiste numa maior acessibilidade aos medicamentos por parte dos utentes, pelo que deixa de ser necessário utilizar o elevador ou as escadas. Existe ainda o acesso em cadeira de rodas.

“Pretende-se, desta forma, ter uma maior proximidade com os utentes, baseada na confiança e prestação de cuidados de saúde de excelência centrados no doente, garantindo a eficácia, a segurança e qualidade do medicamento de acordo com a legis artis”, salientou o SESARAM.

Como a área do novo ambulatório foi alargada, foi criado um balcão que permite o atendimento a duas pessoas em simultâneo. Para além disso, criou-se uma sala para atendimento personalizado “onde os utentes serão monitorizados relativamente à adesão terapêutica e à possibilidade de reações adversas ou mesmo interações, além de recomendações relativamente aos cuidados a ter com a medicação que levam: plano terapêutico, forma de administração, interações com alimentos e condições de armazenamento”, explica o SESARAM.

Ainda no novo ambulatório, há uma sala destinada ao armazenamento e à dispensa de medicamentos em ensaio clínico, isto é, medicamentos experimentais. Neste âmbito, o SESARAM frisa que os ensaios clínicos, com vista a descobrir e verificar efeitos dos medicamentos experimentais, são autorizados pelo Infarmed.

O SESARAM prevê que a área do ambulatório continuará a crescer, visto que estão a decorrer dois ensaios e está a ser avaliada a entrada de mais dois, avançou o Serviço de Saúde, acrescentando que “aguarda-se ainda, num futuro próximo, a aprovação de outros ensaios clínicos que serão afetos também à RAM”.

O Ambulatório Geral da Farmácia conta com uma equipa de cinco farmacêuticos liderada por Beatriz Fernandes, Farmacêutica Especialista em farmácia Hospitalar, e um administrativo que dará apoio ao Ambulatório da Hemato-oncologia situado junto ao Hospital de dia. Com vista a reforçar o objetivo da proximidade com os utentes, este apoio será atribuído quer em casa dos utentes, quer nos Centros de Saúde da sua área de residência.

O ambulatório hospitalar do SESARAM (geral e oncológico) dispensou 18,6 milhões de euros em 2021, representando este valor 43% dos custos com medicamentos.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.