[weglot_switcher]

Madeira: PS quer setor primário mais sustentável

O PS critica a estratégia do Governo Regional para a agricultura baseada em “subsídios, fertilizantes e pesticidas”.
6 Abril 2022, 09h34

O PS Madeira quer um setor primário mais sustentável e menos dependente de fatores externos, de modo a aumentar a soberania alimentar.

A deputado do PS Madeira, Sílvia Silva, no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, considerou que apesar do Governo da Madeira “falar muito em apoiar o setor primário” a sua estratégia é apenas com “subsídios, fertilizantes e pesticidas”.

A socialista referiu que esta estratégia “só vai adiar os problemas” visto os apoios serem “mal empregues e muitos agricultores acabam por ter de devolver o dinheiro”.

Sílvia Silva acrescentou que “os apoios acabam por ser todos empregues na aquisição de fatores externos e não dignificam em nada a qualidade de vida dos produtores e das suas famílias”.

A deputada do PS considera que apesar dos apoios serem importantes é preciso que os mesmos sejam utilizados pelos agricultores “da forma que quiserem”. A socialista refere que falta um plano estratégico para o setor primário, “para mostrar como a agricultura pode ser mais sustentável e menos dependente do exterior”.

Sílvia Silva disse que a pandemia e a guerra na Ucrânia vieram mostrar a necessidade de se seguir um caminho de maior sustentabilidade agrícola, menos dependente de fatores externos “como os fertilizantes e os pesticidas, e mais fundamentada, com base na inovação, mas também no conhecimento tradicional, permitindo usar os recursos da própria exploração”.

A socialista considera que isso pode ser feito “através da rotação de culturas e da pecuária”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.