[weglot_switcher]

Madeira regista 68 acidentes em levadas ou percursos pedestres

Em santana foram registados 23 acidentes, seguido por 15 em Machico e 10 no Funchal.
16 Agosto 2022, 10h39

A Madeira registou 68 acidentes em levadas ou percurso pedestre desde o início do ano que necessitaram de mobilização de meios de socorro, refere o Serviço de Proteção Civil da região autónoma. 23 foram em Santana, 15 em Machico e 10 no Funchal.

A Ribeira Brava teve seis acidentes, seguida por Calheta (5), Câmara de Lobos (3), São Vicente (3), Santa Cruz (1), Porto Moniz (1), Porto Santo (1).

“Neste sentido, o SRPC, IP-RAM, através da Divisão de Formação, implementa vários cursos, na área do Salvamento em Grande Ângulo, aos diversos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, habilitando os operacionais com competências técnico-operacionais essenciais, tornando-os aptos para fazer face às ocorrências recebidas no que concerne ao ambiente em montanha e falésia”, refere a Proteção Civil.

A estas formações junta-se ainda a realização de um plano de treinos operacionais, com o CROS e as diversas equipas de resgate dos Corpos Bombeiros, de forma a “garantir a uniformização de procedimentos associados ao Comando, Controle e Comunicações e consequentemente a sua integração no apoio à decisão quando necessário no Teatro de Operações”.

A Proteção Civil acrescenta que para a realização de levadas ou percursos pedestre devem ser adotadas medidas de segurança adequadas à tipologia do percurso onde se inclui: Utilização de Equipamento adequado ( Calçado/roupa);
Uma prévia avaliação e reconhecimento do percurso que pretende efetuar; Ter conhecimento do tempo que pode demorar a realização do percurso, bem como o nível de exigência associado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.