[weglot_switcher]

Maior reforma fiscal desde 1980: Trump propõe descida geral de impostos nos EUA

Donald Trump apresentou hoje uma proposta de reforma fiscal que inclui uma descida do IRC em 15 pontos percentuais (de 35% para 20%), o fim do imposto de sucessão e ainda uma redução do número de escalões no IRS, que passará a três.
27 Setembro 2017, 19h11

O presidente dos Estados Unidos da América apresentou hoje uma proposta de reforma fiscal que tem como título ‘Plano unificado para corrigir o nosso falido código fiscal’, segundo adianta a Reuters.

Apelidada de maior reforma fiscal desde 1980, a proposta de Trump contempla, entre outras medidas, uma redução do IRC de 15 pontos percentuais. O imposto pago pelas empresas passará de 35% para 20%, um valor que, ainda assim, se mantém acima dos 15% prometidos às empresas por Trump durante a campanha eleitoral. A mesma reforma pretende diminuir o número de escalões de IRS, de sete para três: 12%, 25% e 35%.

Do plano apresentado por Trump fazem ainda parte o aumento das deduções fiscais para as famílias com filhos e a criação de uma nova dedução para os adultos dependentes, como pessoas idosas ou doentes.

“O objetivo é voltar a tornar os Estados Unidos competitivo a nível global, e oferecer um alívio fiscal à classe média e aos empresários”, explicou um funcionário governamental à agência noticiosa espanhola Efe, que revela também que Donald Trump está aberto a acolher acertos ao plano.

Esta deverá ser a grande iniciativa da Administração Trump depois do falhanço que acabou por se revelar a tentativa de substituir o Obamacare, que até agora está em “standby”, apesar de o Partido Republicano controlar o Senado e o Congresso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.