[weglot_switcher]

Mais de 50% dos portugueses sofre de obesidade e hipertensão

O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, apresentado pela primeira vez esta terça-feira, concluiu que grande parte da população portuguesa tem hipertensão arterial, obesidade e diabetes.
30 Maio 2017, 15h38

O Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico, apresentado pela primeira vez esta terça-feira (30), revelou a prevalência de patologias crónicas, como hipertensão arterial (38%), obesidade (28,7%) e diabetes (9,8%), noticia a agência Lusa. A investigação, com dados de 2015 referentes a uma amostra de 4.911 indivíduos, entre os 25 e os 74 anos de idade, constatou que 67,6% da população tinha excesso de peso ou obesidade e 52,3% tinha alteração dos lípidos do sangue [colesterol alto].

Os autores consideram que as diferenças observadas nas estimativas populacionais de vários dos indicadores merecem a atenção das intervenções de saúde, quer em patologias que afetam um elevado número de portugueses [52,3% no caso de colesterol total superior a 190 mg/dl] quer na a diabetes mellitus (9,8%), por exemplo.

A análise, baseada em métodos do European Health Examination Survey, surgiu na sequência da participação de Portugal, através do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em projetos de investigação e ações conjuntas com outros países Europeus, financiados pela União Europeia. Entre os determinantes são realçadas as elevadas frequências de sedentarismo nos tempos livres (44,8%), o consumo arriscado de bebidas alcoólicas, reportado por 33,8% da população masculina, ou a exposição ambiental ao fumo do tabaco que afeta 12,8% da população.

Apesar de a obesidade ser mais elevada entre as mulheres (32,1% para os 24,9% dos homens), o excesso de peso e a obesidade abdominal são mais prevalentes entre os homens, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico. O destaque vai ainda para prevalência destas doenças com o aumento da idade e para os valores mais elevados entre os 65 e os 74 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.