[weglot_switcher]

Ria Formosa: Mancha de origem desconhecida atinge 14 quilómetros

Mancha de espuma atinge cerca de 14 quilómetros e encontra-se entre as ilhas da Armona, Culatra, Farol e ilha Deserta, localizadas nos concelhos de Faro e Olhão.
6 Janeiro 2017, 14h55

Os elementos da Marinha e da Autoridade Marítima começaram hoje uma ação de limpeza dos resíduos de espuma branca, de origem desconhecida, na Ria Formosa.

A mancha de espuma atinge cerca de 14 quilómetros e encontra-se entre as ilhas da Armona, Culatra, Farol e ilha Deserta, localizadas nos concelhos de Faro e Olhão.

As amostras já foram enviadas para análise e, apesar de ainda serem desconhecidos os resultados, as autoridades ativaram o grau dois do plano Mar Limpo, o que significa que “a limpeza envolve elementos de todo o departamento do sul da Autoridade Marítima”, explicou o capitão do Porto de Faro, Cortes Lopes, segundo a agência Lusa divulgada pelos meios de comunicação.

Já está marcada uma reunião para hoje com a Proteção Civil, com as câmaras de Faro e Olhão, com a Agência Portuguesa do Ambiente e Instituto de Conservação da Natureza para solucionar a questão e clarificar a disponibilidade e os meios a utilizar na limpeza.

Segundo o capitão do Porto de Faro os elementos envolvidos nas limpezas vão estar dotados de material de segurança, uma vez que a matéria dos resíduos ainda é desconhecida, mas acredita-se que o material tenha sido trazido do mar alto para a Ria Formosa após o mau tempo desta semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.