Manuel Alegre volta a processar militar e reclama indeminização de 75 mil euros

Em causa está um crítica do tenente-coronel Brandão ferreira a Manuel Alegra, acusando-o de traição á pátria.

Marcos Borga/Reuters

O histórico militante do PS, Manuel Alegre, voltou a processar o tenente-coronel Brandão Ferreira e pede agora uma indemnização de 75 mil euros, pelas críticas que este lhe fez aquando da candidatura de Alegre à presidência da República em 2011, noticia o “Correio da Manhã” esta segunda-feira. Brandão Ferreira acusara Alegre de traição à pátria.

Em maio de 2016, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) já tinha condenado o ex-militar a pagar 25 mil euros de indemnização a Alegre, uma sentença confirmada pelo Tribunal Constitucional (TC) em abril deste ano.

O caso deverá seguir para o Supremo Tribunal de Justiça, devido às diferentes sentenças que o processo já teve, numa altura em que as custas judiciais de Brandão Ferreira já rondam os 30 mil euros. Agora esse valor pode aumentar substancialmente caso o tribunal confirme a indemnização de 75 mil euros.

Em 2014, o tenente-coronel tinha sido absolvido em primeira instância, uma decisão confirmada em fevereiro de 2015, quando o TRL confirmou a absolvição de Brandão Ferreira. Contudo, o acórdão fora anulado pois Manuel Alegre não tinha sido notificado da decisão.

 

Relacionadas

PS: Alegre adverte que viragem à direita representaria risco de morte do partido

“O PS não pode inverter o caminho atual. Uma viragem à direita representaria um risco de morte para o PS, porque o Bloco Central empobrece a democracia e o ‘centrão’, hoje, ou em qualquer lado do mundo, significa empobrecimento do sistema e a ascensão do populismo”, advertiu o ex-candidato presidencial.

“A maior homenagem que se pode prestar é salvar o SNS”, destaca Manuel Alegre sobre António Arnaut

Manuel Alegre, dirigente “histórico” socialista, assumiu estas posições numa mensagem que transmitiu à agência Lusa, depois de tomar conhecimento da morte do presidente honorário do PS e antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, hoje, em Coimbra, aos 82 anos.

Manuel Alegre: “Bloco Central é a política de interesses e dos interesses”

O histórico do Partido Socialista, em entrevista à Antena 1, defende que a atual solução governativa deve continuar no pós 2019.
Recomendadas

Pinto Moreira de “consciência tranquila” no Tribunal de Instrução Criminal do Porto

Em causa está a “alegada prática” de crimes de corrupção passiva de titular de cargo político – “eventualmente agravado” se a vantagem “for de valor elevado” ou “consideravelmente elevado” -, prevaricação, tráfico de influência e abuso de poderes, segundo o parecer da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados que a 10 de fevereiro confirmou a autorização do levantamento da imunidade parlamentar de Pinto Moreira.

PGR diz que greve dos oficiais de Justiça é “irregular” e sugere “sanções” aos trabalhadores

O parecer da PGR diz que as greves que têm sido postas em prática devem ter “consequências civis e disciplinares”.

Multas milionárias a supermercados podem cair. Tribunal Constitucional declara buscas a e-mails “inconstitucionais”

Tribunal Constitucional declarou que as buscas a e-mails ao Pingo Doce são inconstitucionais, uma vez que foram decretadas pelo Ministério Público e não por um juiz. Caso abre precedente e multas milionárias a outros grupos de distribuição alimentar podem cair.
Comentários