Marcelo: Candidata búlgara à ONU “entra na maratona nos últimos metros”

Presidente da República comenta a alteração da candidata búlgara ao cargo de secretário-geral da ONU.

Eduardo Munoz/Reuters

Para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a troca verificada na candidatura búlgara ao cargo de secretário-geral da ONU, entre Irina Bokova e Kristalina Georgieva, representa algo de anormal: “Por princípio, Portugal respeita e saúda todas as candidaturas. No entanto, senti um pouco aquela sensação de estar a ser corrida uma maratona e de repente aparecer um concorrente que entra nos últimos 100 metros para tentar ganhar a maratona”, afirmou, citado pela TSF.

“Naturalmente saúda-se a existência de mais concorrentes na maratona, mas há quem tenha corrido a maratona toda nas audições, nos votos consecutivos, e dá uma sensação desconfortável ver a entrar de repente, a 100 metros da meta, alguém que quer competir com quem anda a correr há muito tempo. Mas permanecem a mesma serenidade e confiança até ao fim da maratona”, comentou Marcelo.

“Obviamente o senhor engenheiro António Guterres é um maratonista natural e a sua candidatura foi apresentada no devido tempo, de uma maneira transparente, esteve em todas as audições, submeteu-se a todas as votações e, portanto, foi um maratonista que correu a maratona para a vencer, não precisando de entrar a 100 metros da meta para ganhar a prova”, acrescentou.

Relacionadas

Bulgária lança nova candidata contra Guterres na ONU

Candidata búlgara apoiada por Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária de António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Deputados aprovam IVA zero para 44 alimentos

A proposta não teve nenhum voto contra e recebeu a abstenção das bancadas do PSD, PCP, BE, PAN e Livre. 

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Ouça o podcast “A Arte da Guerra”

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Ouça a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários