[weglot_switcher]

Marcelo diz que “assegurar a continuidade do acesso à água” é responsabilidade de todos

O Presidente da República aponta que “vivemos um momento em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo, no dia em que se celebra o Dia Nacional da água.
  • Rodrigo Antunes/Lusa
1 Outubro 2022, 12h26

Este sábado celebra-se o Dia Nacional da Água e o Presidente da República aproveitou a ocasião para afirmar que “assegurar a continuidade do acesso à agua e a sustentabilidade dos recursos hídricos” é responsabilidade de todos.

“Num momento em que a seca e a falta de água preocupam tantos portugueses, o Presidente da República relembra a importância deste Dia Nacional da Água, que marca o início do ano hidrológico”, é possível ler numa nota no site da presidência.

O Chefe de Estado aponta que “vivemos um momento em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo, resultado de o período chuvoso mais irregular, consequência das alterações climáticas, com a mudança da estabilidade histórica deste ciclo e a ocorrência de cada vez mais fenómenos extremos que já se manifestam por todo o mundo e também no nosso País”.

“A água é um recurso vital à vida e à preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, fundamental para diversas atividades económicas como a agricultura, a indústria, a produção de energia hidroelétrica ou o turismo”, sublinha Marcelo.

Na nota presidencial, Marcelo aproveita ainda para relembrar “que para garantir um equilíbrio e otimização dos usos partilhados e a coordenação entre os diferentes utilizadores, é necessária uma gestão mais eficiente, uma redução das suas perdas e desperdícios, aumentando a reutilização e a circularidade da água, fomentando a diversificação das origens de água, um aumento das capacidades de armazenamento, melhorando infraestruturas e aprofundando o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento tecnológico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.