[weglot_switcher]

Marcelo sobre fecho das escolas: “Há novos dados que estão a ser ponderados”

Questionado sobre a hipótese de suspensão da campanha e a liberdade de circulação nas eleições, o Presidente da República e candidato a Belém referiu que “uma coisa é ir ponderando a resposta à pandemia outra é suspender a democracia”.
  • marcelo_rebelo_sousa_legislativas
20 Janeiro 2021, 17h45

O Presidente da República disse esta quarta-feira que a análise às medidas de controlo da pandemia acompanha a evolução da situação epidemiológica do país e os dados disponibilizados pelas autoridades de saúde.

“Verá se se justifica ou não haver, na sequência dessa ponderação, uma decisão antes ainda desta semana que vem. Há dados novos que devem ir sendo ponderados e essa ponderação pode ser feita a todo o momento, nos próximos dias ou daqui a mais três”, referiu, quando questionado pela imprensa sobre o potencial encerramento das escolas.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que um dos elementos nessa ponderação é a nova estirpe do coronavírus que foi detetada no Reino Unido. “Aparentemente tem uma dimensão hoje que não tinha há semanas”, explicou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas, esta tarde.

Caracterizando-se como Presidente e, simultaneamente, candidato às presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que não pretende dar aos portugueses um sinal contraditório com o apelo à votação. “Uma coisa é ir ponderando a resposta à pandemia outra é suspender a democracia. O dia da votação deve decorrer com os portugueses a perceberem que é muito importante votarem”, sublinhou.

Desde o início da pandemia, Portugal regista 581.605 casos confirmados de Covid-19. Só esta quarta-feira houve um recorde de novas 14.647 infeções, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 9.465, tendo-se registado nas últimas 24 horas mais 219 vítimas mortais.

A DGS revela que existem 266.384 casos registados no Norte (mais 5.097), 78.953 no Centro (mais 2.6780), 197.311 em Lisboa e Vale do Tejo (mais 5.593), 13.356 no Algarve (mais 459), 3.093 casos na Região Autónoma dos Açores (mais 43), 2.916 na Região Autónoma da Madeira (mais 72) e 19.592 casos no Alentejo (mais 603).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.