[weglot_switcher]

Mário Soares: começam hoje as cerimónias fúnebres

O corpo do antigo Presidente da República estará em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos hoje e o funeral será amanhã. António Costa não estará presente.
  • Cristina Bernardo
9 Janeiro 2017, 08h41

Começaram às 8h00 desta segunda-feira as cerimónias fúnebres com honras de Estado de Mário Soares. Com início na residência do antigo Presidente da República, no Campo Grande, em Lisboa, o cortejo irá em direção ao Mosteiro dos Jerónimos, onde o corpo estará em câmara ardente até às 24h00. O Governo decretou luto nacional de três dias, até quarta-feira.

O cortejo saiu da residência do de Mário Soares, irá parar na Câmara Municipal de Lisboa e seguirá, com escolta a cavalo da Guarda Nacional Republicana, até ao Mosteiro dos Jerónimos onde deverá chegar por volta das 13h00.

Durante a tarde de hoje, a câmara ardente estará aberta ao público, a todos os cidadãos, entre as 13h00 e as 24h00. Na terça-feira, dia 10 de janeiro, a câmara ardente estará aberta entre as 08h00 e as 11h00.  Por volta das 13h00 terá lugar uma sessão de homenagem evocativa de Mário Soares, igualmente no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

No final, o cortejo fúnebre seguirá para o Cemitério dos Prazeres, com breves paragens na Assembleia da República e Fundação Mário Soares, na sede do Partido Socialista e daí seguirá para o cemitério onde terão lugar as honras fúnebres.

As cerimónias fúnebres foram organizadas em colaboração com a família de Mário Soares, sendo que a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques incentivou todos os portugueses a prestarem homenagem a Mário Soares.

“O Governo apela a todos os cidadãos que participem nas cerimónias fúnebres de estado, prestando homenagem a Mário Soares, grande figura da história portuguesa contemporânea, fundador do nosso regime democrático e símbolo da liberdade”, afirmou no sábado.

Quem quiser prestar homenagem a Soares e assinar o livro de condolências poderá ainda fazê-lo terça-feira entre as 10h00 e as 21h30 na sede do PS no Largo do Rato, local onde está instalado um ecrã gigante com um vídeo que resume a vida política do estadista e dois cartazes gigantes em que o fundador do PS aparece ladeado pela mulher, Maria Barroso, e, na outra, pelo antigo camarada de partido Salgado Zenha.

O primeiro-ministro António Costa, que se encontra numa visita de Estado à Índia, não vai interromper a visita oficial à Índia, onde está neste momento. No entanto, Costa irá participar nas cerimónias fúnebres com recurso a videoconferência. O primeiro-ministro fez ainda outras alterações na agenda da visita e foram suprimidos todos os momentos menos oficiais.

O antigo Presidente da República, ex-primeiro-ministro e fundador do Partido Socialista (PS) morreu no passado sábado, às 15h28. Aos 92 anos, Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, onde esteve hospitalizado quase um mês.

O fim-de-semana foi pautado por reações à morte de Mário Soares, não só de figuras nacionais, mas também internacionais. Uma das questões que foi é sobre a hipótese de o corpo de Mário Soares ir para o Panteão Nacional. De acordo com uma lei aprovada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Soares só poderá chegar ao Panteão Nacional antes de 2037.

A lei promulgada no ano passado alterou de um para 20 anos, o tempo que uma personalidade portuguesa possa merecer um lugar no Panteão, depois de aprovada em Assembleia da República. Entre esse tempo apenas poderá ser afixada uma lápide alusiva à sua vida e obra, cinco anos após a morte. Assim em 2022, se os partidos assim o entenderem, a Assembleia da República pode aprovar a instalação de uma “lápide alusiva à sua vida e à sua obra” no Panteão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.