Mário Soares continua em coma profundo e “sem evolução significativa”

O estado de saúde do fundador do PS mantém-se muito crítico. Fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha faz nova atualização do boletim amanhã às 12h00.

Rafael Marchante/Reuters

O ex-Presidente da República, Mário Soares, mantém-se “em coma profundo, embora sem uma evolução significativa relativamente ao estado de saúde de ontem”, revelou fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha.

José Barata, porta-voz dessa unidade hospitalar, adiantou que Soares está sob monitorização constante de uma equipa médica multi-disciplinar “para ver os parâmetros principais” e que continua a respirar sem apoio externo.

Ontem, o porta-voz tinha anunciado que o fundador do PS tinha entrado em coma profundo e que o seu estado de saúde é muito crítico.

A situação clínica de Mário Soares tinha piorado subitamente no sábado, dois dias após ter sido transferido dos Cuidados Intensivos para uma unidade de internamento em regime reservado depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

A deterioração do estado de saúde tinha levado o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a interromper a sua agenda no sábado para visitar o ex-líder socialista. Mais tarde, num evento no Barreiro, Marcelo frisou que os portugueses “estão todos muito gratos por aquilo que Mário Soares tem dado ao país”, colocando Soares entre as figuras que “marcaram e marcam a democracia portuguesa”.

Mário Soares tinha sido internado a 13 de dezembro, seis dias após completar 92 anos, para ser observado. As notícias nas horas seguintes informavam que Soares tinha perdido consciência, estava em estado crítico e com prognóstico reservado, antes de apresentar melhorias consideráveis a 15 de dezembro e recuperar consciência.

Relacionadas

Marcelo: “Estamos muito gratos a Mário Soares”

Referindo-se a Mário Soares, o presidente disse que “há figuras que marcaram e marcam a nossa democracia e o povo, os democratas, o povo em geral, está grato relativamente a essas figuras”.

Mário Soares está em coma profundo

Fonte oficial do Hospital da Cruz Vermelha diz que Soares está em estado muito crítico. Nova informação será dada amanhã às 12h00.

Soares é fixe e sê-lo-á sempre

É obrigatório o elogio de um “Soares fixe”, que depois das grandes lutas políticas foi perdendo o ‘momentum’, foi sendo substituído por outros políticos que lhe fizeram frente e que ganharam a confiança do eleitorado.
Recomendadas

Associação dos municípios aprova acordo para descentralização na ação social

Com este acordo, “no próximo ano, a transferência de competências tornar-se-á universal”, segundo a ANMP.

Governo apela a entendimento entre sindicato e administração da TAP para evitar greves

“O apelo que posso fazer é para que a administração, mas também o sindicato faça um esforço de entendimento e que se consiga poupar a TAP a mais cinco dias de greve”, afirmou Pedro Nuno Santos.

Chega espera que SIC “aja em conformidade com o recomendado pela ERC”

“O Chega considera que é importante garantir a pluralidade neste tipo de programas”, disse o partido em comunicado.
Comentários