[weglot_switcher]

Mariupol está à “beira de uma catástrofe humanitária”, diz autarca da cidade

De acordo com o autarca de Mariupol ainda existem mais de 100.000 que não conseguem sair de Mariupol.
4 Abril 2022, 22h30

A cidade ucraniana de Mariupol está “à beira de uma catástrofe humanitária”, com mais de 100 mil pessoas ainda a precisar de serem evacuadas, disse o autarca da cidade, Vadym Boichenko.

“A situação em Mariupol continua muito difícil”, admitiu Vadym Boichenko durante conferência de imprensa citada pela “CNN”.

“Estamos à beira de uma catástrofe humanitária – sem luz, sem água, sem comida, sem remédios durante mais de um mês. Portanto, insistimos que Mariupol deve receber uma evacuação total. Mas vemos que hoje a Federação Russa está a bloquear toda a ajuda humanitária que se desloca na direção de Mariupol. E nenhuma carga chegou a Mariupol”, referiu o presidente de Mariupol.

De acordo com Bouchenko “existem mais de 100 mil pessoas em Mariupol” a quem o governo ucraniano não está a conseguir ajudar a sair da cidade. “É por isso que estamos a pedir hoje à comunidade internacional que se una pela evacuação completa dos moradores de Mariupol”, apela.

Até ao momento cerca de 90 mil pessoas conseguiram sair de Mariupol ao longo do corredor entre Berdiansk e pela cidade de Zaporizhzhia. MaVadym Bouchenko explicou que “alguns moradores conseguiram chegar à cidade vizinha de Berdiansk, controlada pela Rússia, em carros particulares”, apesar da rota ser “muito difícil”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.