[weglot_switcher]

Martin Schulz continua à frente de Angela Merkel

De acordo com a mais recente sondagem do instituto Emnid, o Partido Social-Democrata da Alemanha lidera as intenções de voto e está à frente da CDU, com 33%.
19 Fevereiro 2017, 12h25

A sete meses das eleições legislativas alemãs, a chanceler Angela Merkel começa a ver-se numa posição complicada. Apesar de ainda faltar mais de meio ano até que os alemães voltem às urnas, as últimas sondagens não lhe dão a vitória.

O jornal alemão “Bild”, citado pela agência Reuters, revelou os resultados da mais recente sondagem do instituto Emnid, que mostrou que o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) lidera as intenções de voto e está à frente da União Cristã-Democrata (CDU), com 33%.

A Emnid inquiriu 1885 eleitores do país e concluiu que SPD ganharia as eleições com 33% dos votos, o que corresponde a um aumento de um ponto percentual, comparativamente à semana passada. No caso da CDU, teria apenas 1% a menos, ou seja, 32%.

No último mês, Martin Schulz tem conquistado o eleitorado e apresentado resultados recorde (+12%) no partido que lidera. “O aumento é inigualável na história das sondagens do Bild”, assegura a publicação alemã.

Na sexta-feira, a sondagem do canal de televisão ZDF indicava que o SPD conquistava mais seis pontos percentuais do que na última análise, atingindo os 30% das intenções de voto. No que diz respeito à CDU, perdia 2% e fixava-se, de momento, nos 34%.

Aos 61 anos, Martin Schulz anunciou, no passado mês de novembro, que deixaria o Parlamento Europeu e iria para o topo da lista SPD, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália. Quatro dias antes, Angela Merkel vinha a público informar que seria, pela quarta vez, candidata à CDU para o Ministério do Exterior, mas o SPD rejeitou agilizar a sua agenda, mantendo, em janeiro, a nomeação do seu candidato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.