[weglot_switcher]

Mastercard apresenta cartão de crédito com sensor de impressão digital

Esta nova tecnologia digital já está disponível na África de Sul e tem sido bem sucedida.
20 Abril 2017, 13h51

A Mastercard revelou, esta quinta-feira, um cartão de crédito com sensor de impressão digital, que pode ser utilizado por todo o mundo, em terminais de pagamento EMV (terminais onde é possível proceder-se à leitura do cartão, através do chip lá inserido). Para usufruir deste serviço, o titular deve registar os seus dados biométricos no banco. O Serviço, que já funciona na África do Sul, chegará à Europa nos próximos meses.

Ajay Bhalla, presidente de gestão de risco e segurança globaa da Mastercard, refere, em comunicado, que a tecnologia digital ajuda “a oferecer uma segurança adicional, seja para desbloqueamento de um smartphone ou em compras online“.

“Não é algo que possa ser replicado ou apropriado e que, por isso, irá ajudar a proporcionar uma maior tranquilidade aos titulares de cartão”, afirma.

Contudo, apesar do cientista chefe do laboratório de pesquisa de segurança de Berlim, Karsten Nhol, considerar que esta medida vem reforçar a segurança, adverte para outros cuidados essenciais a tomar.

À BBC, Nhol afirmou que “[para cometer fraude] tudo o que é preciso é um copo ou algo que alguém tenha tocado no passado”, sendo possível aceder ao cartão mesmo que não seja o seu titular.

O cientista chefe acrescenta ainda que no caso dessa informação ser roubada, “só se tem mais nove mudanças de impressão digital antes de ficar sem mais opções”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.