Mastercard quer reflorestar 37 hectares em Proença-a-Nova

Proença-a-Nova foi a região escolhida pelo programa Priceless Planet Coalition da fintech que tem como missão plantar 100 milhões de árvores em todo o mundo até 2025.

Portugal faz parte das 15 regiões do mundo escolhidas pela Mastercard para integrar o programa Priceless Planet Coalition, uma iniciativa que tem como missão plantar 100 milhões de árvores em todo o mundo até 2025.

De acordo com a nota divulgada esta sexta-feira, dia em que se assinala Dia da Terra, vão ser reflorestados em Portugal 37 hectares.

A região portuguesa apontada para o alargamento do projeto foi Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, através da plantação de Pinheiros-Bravos (78%), Sobreiros (14%) e Medronheiros (8%). Recorde-se que em 2020, a região foi palco de incêndios florestais.

Na altura, o presidente da Câmara de Oleiros afirmou que terão ardido cerca de 20 mil hectares com o incêndio, classificando-o como o maior fogo a atingir o concelho de Castelo Branco desde 2003.

“Já ardeu tudo. Não há mais nada para arder, porque já chegou às zonas onde tinha ardido no ano passado e há dois anos”, afirmou à agência “Lusa” o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Marques Jorge.

Além de Portugal, a Mastercard irá plantar árvores em Espanha, França e Escócia, passando também pela região da Ásia-Pacífico (Camboja, China, Filipinas e Austrália e pela Colômbia, Brasil, México e Guatemala, na América Latina. A reflorestação prevê ainda uma aposta no Madagáscar, República Democrática do Congo, Malawi, Emirados Árabes Unidos e Quénia.

“A reflorestação é amplamente reconhecida pela comunidade científica como uma das formas mais impactantes e eficientes de combater as alterações climáticas”, explica o comunicado, argumentando que o Priceless Planet Coalition “não está focado apenas na plantação de árvores, mas na reflorestação de florestas, em lugares onde esta é mais necessária e tem maior potencial de causar um impacto positivo nas alterações climáticas, biodiversidade e comunidades”.

O programa é liderado pelos parceiros Conservation International e World Resources Institute.

“O Priceless Planet Coalition está focado em dar uma resposta à urgente à crise climática global, reflorestando as árvores mais apropriadas nos lugares com maior impacto”, explica Jorn Lambert, diretor digital da Mastercard. “Ao colaborarmos com a rede global de parceiros que integra o Programa, podemos expandir ainda mais o nosso trabalho de reflorestação e criar uma ação coletiva para o planeta.”

 

 

Recomendadas

Sismos. São Jorge sem eventos sentidos desde quinta-feira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) não regista sismos sentidos pela população na ilha de São Jorge desde quinta-feira.

Ministério do Ambiente anuncia mais de três mil fiscalizações em 2021

As entidades que integram o Plano Nacional de Fiscalização e Inspeção Ambiental (PNFIA) realizaram 3.086 ações de fiscalização/inspeção a operadores e empresas em 2021, tendo sido levantados um total 541 autos de notícia, o que corresponde a 17,53% das situações verificadas.

PAN propõe plástico zero nos supermercados até 2026

A legislação atual determina que, a partir do dia 1 de junho de 2023, todos os estabelecimentos comerciais que vendem pão, fruta e legumes vão ficar impedidos de vender sacos de plástico ultraleves.
Comentários