[weglot_switcher]

Matemática Aplicada às Ciências Sociais com média de 9,4 valores, a pior da segunda fase dos exames nacionais

O Ministério da Educação revela a realização de um total de 55. 055 provas. Os resultados da segunda fase dos exames nacionais foram divulgados esta sexta-feira, 5 de agosto.
5 Agosto 2022, 13h55

Matemática A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais registam média inferior a 10 na segunda fase dos exames finais nacionais, cujos resultados foram divulgados esta sexta-feira, 5 de agosto.

Na disciplina de Matemática A foram realizadas 11.676 provas, tendo a média do exame sido 9,8. Já Matemática Aplicada às Ciências Sociais contabiliza 1.617 provas e uma média de é 9,4 valores, a mais baixa de todos os exames.

Em Português Língua Não Materna, a média é 9,8, mas o resultado não é significativo dado que apenas um aluno se apresentou a exame.

A média mais alta dos exames foi Inglês – 15 valores -, para os quais contribuíram os resultados de 1.025 alunos.

Em Português, segunda disciplina que mais alunos levou a esta segunda fase: 10.998, a média foi 12,2.

Por regra, os desempenhos da segunda fase são inferiores aos da primeira, porém, este ano, destaca-se uma subida nas disciplinas de Matemática B, Português, Geometria Descritiva A, Economia A e Inglês, que apresentam resultados superiores aos registados na 1.ª fase.

O Ministério da Educação revela que na 2.ª fase dos exames finais nacionais foram realizadas 55 055 provas em 661 escolas de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem escolas no estrangeiro com currículo português e que as provas foram vistas e classificados por 3 523 professores.

A tutela assinala um aumento de 15,5% no número de provas realizadas face às 47 666 provas realizadas no ano transato.

Na 2.ª fase, a avaliação da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras envolveu 1 143 avaliações da componente oral, das quais 1025 a Inglês, 40 a Espanhol (Iniciação), 37 a Espanhol (Continuação), 29 a Francês e 12 na disciplina de Alemão.

Ainda de acordo com a informação oficial, no ano letivo 2021/2022, das 23 disciplinas sujeitas a exame final nacional, na 2.ª fase, comparativamente ao ano letivo transato, 18 subiram a classificação média dos exames, enquanto nas restantes cinco, a média desceu.

Comparativamente aos resultados de 2021, há a registar a subida da classificação média, em 25 pontos, no exame final de Matemática B; em 16 pontos, no exame de Física e Química A ; em 12 pontos, no exame de Desenho A; e em 10 pontos, nos exames de Português e de Geografia A.

Em contrapartida, verifica-se a diminuição 9 pontos na classificação média de História A e de sete pontos, no exame de História da Cultura e das Artes.

Por consultar aqui, os resultados da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário de 2022, por disciplina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.