[weglot_switcher]

Médicos vão ser incentivados a perguntar aos doentes se praticam exercício físico

A partir do mês de junho, essa nota passa a estar disponível no registo dos pacientes, nos centros de saúde.
11 Abril 2017, 08h52

Esta terça-feira vai ser apresentado o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF). O diretor do PNPAF, Pedro Teixeira, avançou ao jornal “Público” a informação de que os médicos de família vão começar a ser incentivados a perguntar aos doentes se praticam exercício físico.

Apesar de se tratar de questões facultativas que os profissionais de saúde podem colocar, a partir do mês de junho, essa nota passa a estar disponível no registo dos pacientes, nos centros de saúde vai contar para a sua avaliação, adianta ainda o responsável pelo programa da Direcção-Geral da Saúde.

Segundo explicou Pedro Teixeira ao matutino, uma das metas mais importantes é a criação de uma comissão intersetorial com as secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Ciência, do Desporto, da Integração de Pessoas com Deficiência e do Emprego. Além disso, vai ser necessário apostar na formação dos médicos, para que consigam aconselhar e recomendar programas de acompanhamento de atividade física.

As autoridades de saúde nacionais tiveram, pela primeira vez desde 198, acesso a dados concretos sobre os hábitos de alimentação e a atividade física da população portuguesa. O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física fez um retrato inédito da população portuguesa.

A informação no documento, divulgado recentemente, revela o seu consumo alimentar, incluindo tipo de alimentos, nutrientes, suplementos alimentares e nutricionais e outros comportamentos alimentares de risco, níveis de insegurança alimentar e níveis de atividade física, incluindo comportamentos sedentários e atividades desportivas.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.