[weglot_switcher]

“Medo do coronavírus”. Coreia do Sul lança nova teoria sobre desaparecimento de Kim Jong-Un

“É verdade que ele nunca perdeu a celebração do aniversário de Kim Il Sung desde que assumiu o poder, mas muitos eventos de aniversário incluem celebrações e banquetes que foram cancelados devido às preocupações com o coronavírus”, afirmou o ministro da Unificação.
  • Wallace Woon / EPA via Lusa
28 Abril 2020, 17h47

As especulações e rumores em torno da saúde e paradeiro do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, permanecem ativos. De acordo com fontes da Coreia do Sul, o líder norte-coreano pode estar a evitar saída em público propositadamente, evitando ser exposto e infetado pelo novo coronavírus, aponta o ‘USA Today’.

Kim Jong-Un não aparece em público há mais de duas semanas e as especulações afirmavam que este se encontrava em estado crítico depois de uma operação ao coração, uma vez que este faltou a uma celebração em homenagem ao seu avô, Kim Il Sung.

O ministro da Unificação, Kim Yeon-chul, apontou que como vários eventos tradicionais foram cancelados devido à pandemia da Covid-19, a ausência de Kim Jong-Un não é “particularmente incomum” neste contexto, uma vez que já esteve ausente do olhar público num total de 20 dias, em duas situações distintas, já este ano e que ninguém notou a sua ausência.

“É verdade que ele nunca perdeu a celebração do aniversário de Kim Il Sung desde que assumiu o poder, mas muitos eventos de aniversário incluem celebrações e banquetes que foram cancelados devido às preocupações com o coronavírus”, afirmou o ministro da Unificação. Kim Yeon-chul negou mesmo os rumores de que o líder norte-coreano tenha sido submetido a uma operação ao coração, classificando-as como “notícias falsas”.

“Kim Jong-Un está vivo e de boa saúde”, assumiu o assessor de política externa do presidente da Coreia do Sul à Fox News no passado domingo. De acordo com o mesmo assessor, o líder norte-coreano encontra-se em Wonsan “desde 13 de abril”, num resort balnear.

As autoridades do regime norte-coreano já afirmaram por diversas vezes que não existem casos de Covid-19 no país, embora os especialistas continuem a duvidar que a Coreia do Norte tenha conseguido evitar o surto mundial que já infetou mais de três milhões de cidadãos, sendo que o mesmo teve início na China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.