[weglot_switcher]

Medway reforça presença em Espanha com compra de locomotiva elétrica

Com a aquisição de uma locomotiva elétrica, a empresa de transporte ferroviário de mercadorias prevê duplicar a atividade no eixo Madrid-Valência.
21 Julho 2020, 08h48

A empresa de transporte ferroviário de mercadorias Medway, pertencente ao Grupo Mediterranean Shipping Company (MSC), vai reforçar a sua presença no mercado espanhol, depois de ter comprado uma locomotiva para operar exclusivamente naquele país.

“A Medway acaba de adquirir e baptizar uma nova locomotiva 269-355 para operar exclusivamente em Espanha – mercado onde a empresa pretende continuar a crescer. Com este veículo, a primeira locomotiva elétrica da Medway em Espanha, a operadora aumenta substancialmente a sua capacidade operativa naquele país”, anuncia um comunicado da empresa.

“Esta é mais uma aposta da Medway enquanto operador logístico integrado no transporte sustentável, que nos permite continuar a fomentar a redução da pegada carbónica. Com este investimento, continuamos também a construir os alicerces do futuro da nossa empresa, de sermos o principal operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica”, destaca Carlos Vasconcelos, administrador da Medway.

Segundo o referido comunicado, “a nova locomotiva 269-355 resulta da junção de duas locomotivas 269, funcionando assim em modo múltiplo permanente – sistema tandem indeformável – o que lhe confere uma capacidade de carga semelhante às locomotivas Euro 4000 já utilizadas”.

“A locomotiva tem como principais características a potência combinada de 6.200 KW, a velocidade máxima de 140km/h e a tara de 176 toneladas, que permitirão à Medway duplicar a actividade no eixo Madrid-Valência”, assinala o referido comunicado.

De acordo com os responsáveis da empresa, “a Medway é um operador activo em Espanha há mais de dois anos, tendo registado um crescimento muito significativo em 2019, com um aumento de 24% dos comboios operados pela Medway naquele país”.

“Além do crescimento a nível ibérico, a Medway pretende ser um operador integrado de serviços logísticos, a partir da ferrovia, com o objetivo de assegurar ao cliente um serviço mais completo e eficaz”, assinala o referido comunicado.

A Medway assume-se como operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, detendo uma frota de 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a ‘diesel’) e 2.917 vagões – assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.

A Medway faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países, integrado na MSC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.