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Medway vai transportar GNL para a Galp em território nacional

Para concretizar esta parceria com a petrolífera, a empresa liderada por Carlos Vasconcelos adquiriu 14 contentores-cisterna específicos para o transporte de LNG, cuja primeira operação terá ainda lugar no presente mês de novembro.
9 Novembro 2020, 10h45

A Medway, empresa de transporte ferroviário de mercadorias do Grupo MSC – Mediterranean Shipping Company, vai assinar esta semana uma parceria com a Galp para o transporte de GNL – Gás Natural Liquefeito no território nacional.

“A Medway e a Galp, através da Transgás, chegaram a acordo para a concretização de uma parceria para o transporte integrado de Gás Natural Liquefeito (LNG). O contrato, que será assinado na próxima semana [presente semana], prevê o transporte anual de 800 contentores, a partir de Sines, para as diversas Unidades de Armazenamento Gaseificado (UAG), que se encontram maioritariamente a norte da região do Douro”, revela um comunicado da empresa liderada por Carlos Vasconcelos.

De acordo com esse documento, “para concretizar o acordo, “a Medway adquiriu 14 contentores-cisterna específicos para o transporte de LNG”.

“Esta operação, que incluirá a utilização dos terminais do Entroncamento, Valongo, Bobadela e Leixões, será feita através de uma solução intermodal, utilizando transporte ferroviário e rodoviário”, assegura o referido comunicado.

Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, sublinha que “estamos muito satisfeitos pela concretização desta parceria com uma empresa de enorme peso na economia do nosso país”.

“Este acordo comprova a confiança da Galp nos nossos serviços integrados de transporte de mercadorias e é uma motivação para o país continuar a apostar no futuro da ferrovia, pois é a escolha mais sustentável quando falamos em meios de transporte”, destaca este responsável.

Na opinião de Carlos Vasconcelos, “o gás natural liquefeito é um potencial combustível de transição, por isso, damos assim mais um passo rumo a uma indústria de carbono zero”.

“O transporte por modo ferroviário, das cisternas de LNG da Galp, permite uma redução de cerca de 70% nas emissões de CO2 eq, que representam anualmente cerca de menos 520 toneladas de CO2 eq face ao mesmo transporte por modo rodoviário”, garante o mesmo comunicado.

A Medway avança ainda que “o primeiro transporte de materiais da Galp pela Medway irá ocorrer já em novembro”.

A Medway é um operador logístico e assume-se como o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica.

Detém uma frota de 69 locomotivas – 35 elétricas e 34 a ‘diesel’) e 2.917 vagões, assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.

A Medway faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

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