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Mercado de café em Portugal atingiu 590 milhões de euros em 2022

O volume de exportações também aumentou, mas continua a ser largamente inferior ao valor gasto em importações. As pequenas empresas continuam a estar em larga maioria no sector, sendo que nove em cada dez têm menos de 50 colaboradores e só três têm mais de 250.
12 Abril 2023, 13h57

O volume de vendas do mercado de café em 2022 alcançou os 590 milhões de euros, o que significa um crescimento homólogo de 8,3%. O valor atingido significa uma desaceleração face ao crescimento observado em 2021, nos 12,4%, depois do decréscimo no ano anterior.

Os dados são de um estudo da Informa D&B, de acordo com o qual a produção de café em 2022 corresponde a 496 milhões de euros, com as exportações de café torrado a ascenderem aos 121 milhões de euros, o que perfaz uma subida de 6,1%.

Por outro lado, as importações aumentaram 2,9% no último ano, até aos 215 milhões. A diferença diminuiu, mas continua a ser notório que o valor investido em importações é substancialmente superior ao dinheiro que entra no país.

Existem 88 operadores no sector do café (indústria do café e do chá), sendo que 28% das empresas estão situadas na zona norte, a que se segue Lisboa e as zonas do Alentejo e Centro. O número de grandes companhias é baixo, pelo que predominam as empresas de pequena dimensão.

Os dados indicam que nove em cada dez empresas têm menos de 50 postos de trabalho, ao passo que há duas que têm entre 250 e mil trabalhadores e só uma (a Delta) tem mais de mil.

O mercado que recebe um maior volume de exportações é o espanhol, com um peso de 27%, com vantagem para os mercados de França, Reino Unido e Suíça. As importações, por seu turno, chegam maioritariamente de França e Espanha, na ordem de 33% e 31%, respetivamente.

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