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Mercadona recusa teto máximo de preços. “É uma ilusão irrealizável. É impossível, como dizer que a água não molha”

A operação portuguesa da Mercadona registou um prejuízo de 50 milhões de euros em 2022, relativos a um total de vendas de 727 milhões.
14 Março 2023, 12h04

“É uma ilusão que se possa fixar [um teto máximo para] os preços (…). É como dizer que a água não molha”. Foi assim que o presidente da Mercadona, Juan Roig, respondeu à intenção do governo português de fixar preços máximos para os produtos alimentares nos supermercados.

Roig, que falava na apresentação de resultados da cadeia espanhola, foi contundente.

“É uma ilusão. Todos nós gostaríamos que os preços descessem, mas dependemos da oferta e da procura nesses mesmos produtos. Não há ninguém que seja capaz de determinar os precios dos produtos, nem ninguém os pode influenciar. O mercado como um todo é que os influencia. Podes fazer algumas coisas? Algumas”, disse o presidente da Mercadona.

E disse quais. “Podemos reduzir a qualidade, ou então diminuímos o tamanho de um produto, mas nós – Mercadona –artificialmente não o vamos fazer. Não vamos reduzir os preços de um produto artificialmente”, sublinhou Juan Roig.

“Queremos baixar os preços, mas temos de ver que qualquer movimento que se faça na sociedade, no final pagamo-lo. Pagamo-lo no preço da venda. A alternativa é tratar de fazer com que a economia seja mais produtiva, a gestão mais produtiva, tudo. Mas isso de por um limite máximo (um tope) aos preços, vejo-o como irrealizável”, concretizou.

Já em resposta a uma pergunta no mesmo sentido da imprensa de Espanha – onde o governo socialista de Pedro Sánchez também pensa em impor limites aos preços – Juan Roig reiterou. “Isso é uma ilusão. Ninguém pode influenciar os preços. É impossível. É como dizer que a água não molha”, concluiu.

Sobre a operação em Portugal, que este ano já deverá atingir o “break-event”, Roig sublinhou que não abre mais lojas por falta de estrutura logística.

“Em Portugal gostaríamos de abrir mais lojas, mas falta-nos estrutura logística. É isso que estamos a fazer em Almeirim, e é nisso que pensamos todas as horas do nosso dia”. No ano passado, a Mercadona abriu 10 lojas em Portugal, onde investiu 140 milhões de euros. Para este ano estão previstos 280 milhões de euros de investimento.

A operação portuguesa da Mercadona registou um prejuízo de 50 milhões de euros em 2022, relativos a um total de vendas de 727 milhões, o que representa um crescimento de 77% face ao ano anterior. No total, a Mercadona tem 39 lojas em território português.

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