[weglot_switcher]

Mercados financeiros veem na inteligência artificial potencial para um ‘boom’ tecnológico, considera XTB

Uma análise da XTB destaca os investimentos que empresas como a Microsoft, Google, Nvidia, estão a fazer na inteligência artificial.
2 Junho 2023, 15h45

Os mercados financeiros estão a ver na inteligência artificial potencial para um ‘boom’ tecnológico, de acordo com uma análise da XTB.

“O Nasdaq ganhou mais de 30% desde o início do ano, apesar do ciclo de aperto da Reserva Federal (Fed) e dos custos de financiamento recorde. A corrida é liderada pelas maiores empresas tecnológicas dos EUA. A tendência da inteligência artificial foi iniciada pelo ChatGPT, alimentada por uma enorme quantidade de dados e ganhando popularidade a um ritmo recorde. É no domínio da tecnologia de inteligência artificial que os mercados financeiros começaram a reconhecer o potencial para outro boom tecnológico”, dizem os analistas da XTB.

Os analistas destacam o desempenho de empresas como a Nvidia e a Arista Networks na área da inteligência artificial, e sublinham a competição existente entre a Microsoft e a Google neste sector.

Sobre a Nvidia os analistas da XTB sublinham que a “euforia” da inteligência artificial levou a que a empresa se torna-se a “quinta maior empresa dos Estados Unidos da América e a nona empresa de sempre a ultrapassar uma capitalização bolsista” de um bilião de dólares.

“Iniciou a produção de chips para centros de dados já em agosto de 2022, à frente da concorrência. Isto solidificou a sua vantagem a curto prazo e permitiu-lhe satisfazer primeiro a procura emergente de inteligência artificial”, salienta a XTB.

A XTB reforçou que as receitas do centro de dados são “cada vez mais importantes” para os resultados da Nvidia, e o mercado vê a inteligência artificial como uma “alavanca positiva crescente” para os negócios da empresa.

Já quanto à Microsoft, os analistas da XTB, consideram que a empresa pode beneficiar da sua posição acionista na OpenAI, que está avaliada em 29 mil milhões de dólares, e que fornece soluções competitivas à Google.

Os analistas sublinham que a Microsoft “irá receber 75% de todos os lucros da OpenAI até ao retorno total do seu investimento (10 mil milhões de dólares). Assim que a OpenAI reembolsar a dívida, a Microsoft adquirirá uma enorme participação de 49% na empresa”.

A isto acrescem os serviços da Microsoft como o Microsoft365 e o Bing, e os serviços de nuvem.

Por outro lado, os analistas da XTB referem que a Google “está a melhorar e a conceber” as suas próprias ferramentas de inteligência artificial e modelos linguísticos.

“Dispõe de uma infraestrutura completa com os seus próprios produtos e aplicações para os aplicar. Por conseguinte, não está dependente de clientes externos neste domínio. A maior parte das suas receitas provém da publicidade, o que torna a sua atividade um pouco dependente da conjuntura económica”, dizem os analistas da XTB.

A isto, acrescenta a análise da XTB, acresce a “posição dominante” que a Google possui no mercado dos programas de navegação, com cerca de 80% de quota de mercado, e da “crescente atividade” da Google Cloud.

A XTB destaca ainda o trabalho que a AMD tem feito no sector. Os analistas referem que apesar do domínio da Nvidia e da “crescente concorrência” da Intel, a AMD “tem os recursos necessários e as vantagens competitivas para se tornar um fornecedor significativo neste mercado”, referindo-se ao mercado dos dispositivos de computação de inteligência artificial.

“A AMD tem cerca de 30% de quota de mercado nos processadores e um pouco menos de 20% no mercado dos chips para centros de dados (GPU) discretas. A forte presença da AMD no mercado de circuitos integrados deverá proporcionar uma ampla exposição ao crescimento da procura de circuitos integrados que a inteligência artificial irá criar”, salientam os analistas da XTB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.