[weglot_switcher]

Metrobus vai avançar no Porto. Projeto custa 66 milhões (com áudio)

Metrobus vai circular entre a Rotunda da Boavista (Praça Mouzinho de Albuquerque) e a Praça do Império e deverá estar operacional no final de 2023.
6 Julho 2021, 09h33

e>

O Governo vai avançar com o projeto do Metrobus na cidade do Porto que terá um custo total de 66 milhões de euros.

O Bus Rapid Transit (BRT) vai circular num percurso de quatro quilómetros entre a Rotunda da Boavista (Praça Mouzinho de Albuquerque) e a Praça do Império, informa a “Rádio Renascença” esta terça-feira, 6 de julho.

O BRT é um transporte rodoviário em canal dedicado e com prioridade sobre os outros modos, constitui uma das grandes novidades da nova fase de expansão do Metro do Porto, segundo o Governo.

A cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a construção deste projeto está marcada para as 10h00 e conta com as presenças do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro.

Este projeto já se encontra orçamentado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que dos 66 milhões de euros, estão previstos 45 milhões de euros para a obra, enquanto os restantes 21 milhões serão para a “aquisição de oito novos autocarros, completamente silenciosos, bem desenhados, e o respetivo sistema de carregamento a hidrogénio, que não existe ainda em Portugal”, refere à “RR”, João Pedro Matos Fernandes.

O Metrobus deverá estar em funcionamento no final de 2023, tendo capacidade para transportar 4.400 pessoas por hora e por sentido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.