[weglot_switcher]

Mike Pence deve ser um dos principais adversários republicanos de Trump

Além de Mike Pence, a lista conta ainda com personalidades como ex-governador de Nova Jersey e o governador da Flórida.
1 Junho 2023, 14h10

A corrida pela indicação republicana para a Casa Branca em 2024 está prestes a começar e entre os principais rivais de Donald Trump está o  ex-vice-presidente dos EUA Mike Pence. Conheça melhor os possíveis candidatos a representar os republicanos.

Mike Pence

Segundo fontes próxima de Mike Pence, citadas pela “BBC”, o ex-vice vai lançar campanha em 7 de junho em Iowa.

Durante quatro anos, Mike Pence foi um deputado leal a Donald Trump como seu vice-presidente , até que a invasão do Capitólio de 2021 complicou o relacionamento.

É filho de um veterano da Guerra da Coréia e começou a carreira na política conservadora como apresentador de rádio. Pence foi eleito para a Câmara em 2000 e serviu até 2013, descrevendo-se como um “conservador de princípios” e alinhando-se com o movimento Tea Party.

Chris Christie

Segue-se na lista Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey, que planeia anunciar candidatura a 6 de junho num evento em New Hampshire, onde será realizada a primeira eleição primária republicana.

Depois da própria candidatura presidencial em 2016 ter falhado, Christie aliou-se a Trump, liderando a equipa de transição do novo presidente e preparando-o para os debates contra Biden em 2020.

No entanto, tal como Pence, a relação de Christie com Donald Trump azedou desde a invasão ao Capitólio dos EUA.

Christie cumpriu dois mandatos como governador de Nova Jersey entre 2010 e 2018.

Ron DeSantis

O governador da Flórida, Ron DeSantis, trabalhou arduamente para imitar Trump e é visto como o candidato mais capaz de derrotá-lo numa disputa frente a frente.

Aos 44 anos, o advogado formado em Harvard e Yale ainda é relativamente novato na política americana. Chegou a servir na Marinha dos Estados Unidos, no Iraque. Foi também um membro pouco conhecido da Câmara dos Deputados de 2013 a 2018.

Enquanto governador, DeSantis apoiou a legislação para reduzir o financiamento de programas de diversidade e inclusão, proibir o ensino sobre identidade de gênero em escolas públicas, proibir espetáculos de drag e cuidados de afirmação de gênero para menores.

Tim Scott

O senador Tim Scott tem uma carreira de décadas na política da Carolina do Sul e entrou na corrida em maio. Representa a Carolina do Sul no Senado desde 2013.

Scott lançou a candidatura de 2024 prometendo transformar “uma nação em retirada” e reviver a “cultura de grandeza” da América. Rapidamente recebeu o apoio de dois colegas senadores.

Nikki Haley

Nikki Haley anunciou candidatura à presidência em meados de fevereiro, tornando-se a primeira grande candidata republicana a se comprometer a enfrentar Trump.

É considerada uma das jovens promessas mais brilhantes do Partido Republicano, Haley, tem mantido um perfil mais discreto nos últimos anos. Em 2009 Haleu tornou-se a governadora mais jovem do país.

A sua campanha, que inclui a exigência de testes de competência mental obrigatórios para políticos com mais de 75 anos, enfatiza a necessidade de “uma nova geração” de líderes americanos.

Vivek Ramaswamy

Vivek Ramaswamy lançou a candidatura à Casa Branca durante uma aparição no final de fevereiro no canal Fox News.

Formou-se em Harvard e Yale e atualmente é um empresário de biotecnologia sem experiência política anterior. Defende que o país está no meio de uma crise de identidade nacional impulsionada pelo declínio da fé, do patriotismo e da meritocracia. Dirigiu uma empresa farmacêutica de 2014 a 2021, depois foi cofundador da Strive Asset Management.

Asa Hutchinson

O ex-governador do Arkansas, Asa Hutchinson, anunciou candidatura à presidência durante uma entrevista em abril à ABC News. O ex-advogado e empresário foi o promotor federal mais jovem do país no governo de Ronald Reagan.

Hutchinson também cumpriu dois mandatos na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e atuou como promotor no julgamento de impeachment de Bill Clinton.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.