[weglot_switcher]

Ministério da Saúde reforça SNS com mais 160 médicos de família (com áudio)

Governo sinaliza que recrutamento vai permitir que cerca de 300 mil utentes tenham acesso a médico de família. Esmagadora maioria dos novos médicos ficam na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e só 20% ficam na ARS de Lisboa e Vale do Tejo.
  • médicos
    2 – Médicos de família e de clínica geral
18 Janeiro 2022, 17h50

Das 235 vagas abertas no âmbito do concurso de segunda época na área de Medicina Geral e Familiar foram preenchidas 160 (68%), o que permitirá dar médico de família a cerca de 300 mil utentes, revelou nesta terça-feira, 18 de janeiro, o Ministério da Saúde. A região Norte conseguiu atrair 93 médicos de família para os centros de saúde. Já a região do país com mais utentes sem médico de família conseguir ficar apenas 32 especialistas no último concurso nacional. Ministério sinaliza que pode autorizar concursos regionais e contratações diretas para preencher vagas que ficaram por ocupar.

“Para este concurso, foram abertas 235 vagas, o que representa, para a época especial de avaliação, quer o maior número de vagas disponibilizadas para Medicina Geral e Familiar dos últimos seis anos, quer o maior número de médicos recrutados, 160”, avança o ministério liderado por Marta Temido, dando assim conta de que no âmbito no âmbito do concurso de segunda época de 2021 para médicos especialistas no Serviço Nacional de Saúde foram preenchidas 68% vagas.

O ministério da Saúde estima que o recrutamento destes 160 médicos permite que cerca de 300 mil utentes tenham acesso a médico de família, adiantando que das 160 vagas ocupadas, 93 situam-se na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, 32 na ARS de Lisboa e Vale do Tejo, 27 na ARS do Centro, seis na ARS do Algarve e dois na ARS do Alentejo.

O Ministério da Saúde salienta, em comunicado, que “pela primeira vez, este concurso não encerra com esta escolha”. Porque, diz, “o Despacho n.º 12248-A/2021, de 16 de dezembro, permite que, mediante autorização do Ministério da Saúde, as Unidades Locais de Saúde tenham autorização para recrutar médicos e as Administrações Regionais de Saúde para abrir novos concursos para preencher as vagas que não foram escolhidas”.

O Executivo recorda ainda que na segunda época de 2021, tinham concluído a especialidade 91 médicos de medicina geral e familiar, tendo sido possível atrair 160 especialistas para o SNS por força da opção de abrir um número de vagas disponibilizado no concurso superior ao número de médicos recém-especialistas da correspondente época, face às necessidades existentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.