[weglot_switcher]

Ministro da Economia sobre a TAP: “Remunerações pagas a muitos dos seus trabalhadores são superiores aos das congéneres e concorrentes europeias”

“A TAP vai precisar de injeções de dinheiros públicos, o que está sujeito a autorização da Comissão Europeia. A condição para o permitir é a demonstração que a TAP tem viabilidade a longo prazo”, afirmou hoje Siza Vieira.
  • Harry Murphy/Web Summit
9 Dezembro 2020, 14h49

O ministro da Economia disse hoje que os salários pagos na TAP são superiores ao de outras empresas aéreas europeias.

“No caso da TAP acresce também que os encargos salariais que tem e as remunerações que são pagas a muitos dos seus trabalhadores são também superiores ao que as suas congéneres e concorrentes suportam”, afirmou hoje Pedro Siza Vieira na conferência de imprensa após a reunião da concertação social.

“Todas as companhias aéreas tem de fazer este esforço porque neste momento não há passageiros”, sublinhou.

O ministro disse que o objetivo do plano de reestruturação é criar para a “nossa transportadora aérea as condições de sobreviver a longo prazo. todas as companhias áreas na Europa estão a passar por processos de reestruturação muito profundas”.

O ministro deu o exemplo da Lufthansa, “a mais rica e poderosa” companhia aérea europeia, com cortes dos salários dos pilotos na ordem dos 45%, redução da frota e redução de 27% dos postos de trabalho.

“A TAP vai precisar de injeções de dinheiros públicos, o que está sujeito a autorização da Comissão Europeia. A condição para o permitir é a demonstração que a TAP tem viabilidade a longo prazo”, afirmou Siza Vieira.

“O Conselho de Ministros esteve ontem a apreciar o plano que irá ser apresentado amanhã na Comissão Europeia”, rematou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.