[weglot_switcher]

Ministro do Ambiente leva Roteiro para a Neutralidade Carbónica à Cimeira do Clima

O ministro do Ambiente e da Transição Energética vai participar no painel de abertura ministerial, “How do We get There?”.
11 Dezembro 2018, 07h40

João Pedro Matos Fernandes está a participar desde ontem, dia 10 de dezembro, e por vários dias, na Cimeira do Clima COP24, que se está a realizar em Katowice, na Polónia, até 14 de dezembro, próxima sexta-feira.

O ministro do Ambiente e da Transição Energética vai participar no painel de abertura ministerial, “How do We get There?”.

“Com a realização da COP24, todos os países são chamados a uma nova reflexão, assumindo compromissos que permitam atingir metas concretas, com as quais o Mundo se comprometeu em 2015, no Acordo de Paris, sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa”, explica um comunicado do Ministério do Ambiente.

Segundo esse documento, “Portugal apresentou, no início de dezembro, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC), que define os objetivos a alcançar a nível de todos os sectores da sociedade, através de um investimento de dois mil milhões de euros por ano, a acrescentar aos 30 mil milhões já investidos, para tornar Portugal neutro, nas emissões de dióxido de carbono”.

Nos trabalhos que decorrem na Cimeira do Clima COP24, “(…) o RNC representa a posição estrutural de Portugal, e inclui a participação de todos os setores da sociedade, desde os transportes, energia, agricultura, indústria, edifícios, tratamento de resíduos e outros, envolvidos no objetivo de redução das emissões de C02”, explica o comunicado, acrescentando que “todos, seremos chamados a cumprir uma quota-parte neste desígnio”.

“Assim, o RNC vai permitir a Portugal alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, mantendo o nosso país na liderança dos países mais limpos do Mundo”, conclui o Ministério do Ambiente.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.