Ministro dos Negócios Estrangeiros vai fazer visita de três dias a Cabo Verde

João Gomes Cravinho vai visitar as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago, entre segunda a quarta-feira, acompanhado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.

epa09873787 Minister of Foreign Affairs of Portugal, Joao Gomes Cravinho, arrives at a special meeting of NATO’s Ministers of Foreign Affairs on the Ukraine Crisis in Brussels, Belgium, 06 April 2022. NATO Ministers of Foreign Affairs will attend a working dinner on the evening of 06 April, and a second day of meetings on 07 April. EPA/OLIVIER HOSLET

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, chega na segunda-feira a Cabo Verde para uma visita oficial de três dias, que inclui encontros com o homólogo e também com o Presidente da República e primeiro-ministro cabo-verdiano.

De acordo com uma nota do ministério, hoje divulgada, João Gomes Cravinho vai visitar as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago, entre segunda a quarta-feira, acompanhado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.

A visita, que coincide com o Dia de África, tem como objetivo dar continuidade aos compromissos firmados em março passado na VI Cimeira Bilateral – que decorreu na Cidade da Praia, sob o lema “Parceiros Estratégicos na Recuperação Pós-Pandémica”.

Nesse âmbito, o chefe da diplomacia portuguesa terá encontros de cortesia no dia 25 de maio, Dia de África, na cidade da Praia, ilha de Santiago, com o Presidente da República, José Maria Neves, com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e com o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

O ministro português reunir-se-á ainda com o seu homólogo Rui Figueiredo Soares, logo à chegada à cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente (no dia 23), e também na cidade da Praia.

O dia 24 está reservado para a visita à Ilha de Santo Antão, onde se encontrará com autarcas locais.

“A cooperação entre Portugal e Cabo Verde é dinâmica, diversa e sustentada, abarcando projetos em vários setores, alguns dos quais figurarão na agenda destes três dias de deslocação, como é o caso da Educação, Língua, Cultura, Saúde, Ambiente, Agricultura e Economia”, destaca o comunicado

De acordo com a tutela, a celebração do Dia de África em Cabo Verde e a visita a três das dez ilhas do país é um “sinal claro da excelência e da abrangência das relações, tanto no plano institucional como entre povos, as quais Portugal e Cabo Verde estão empenhados em aprofundar”.

Relacionadas

Banco da CGD em Cabo Verde com lucros de 13 milhões em 2021

O Banco Comercial do Atlântico (BCA), o maior de Cabo Verde, detido pelo grupo Caixa Geral de Depósitos, registou lucros de 13 milhões de euros em 2021, o segundo melhor resultado de sempre.

Dia da Língua Portuguesa assinalado em 52 países

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que esta quinta-feira se assinala “pelos quatro cantos do mundo”, é “uma oportunidade para inscrever a língua portuguesa nas diversas agendas globais” e afirmar “a sua importância estratégica”, sublinhou João Gomes Cravinho.
Recomendadas

Banco BAI viu lucros em Cabo Verde aumentarem 384% em 2021

O BAI Cabo Verde, participado também pela petrolífera Sonangol, registou um resultado líquido superior a 150,2 milhões de escudos (1,3 milhão de euros).

Companhia espanhola inaugura voos ‘low cost’ para Cabo Verde

A companhia aérea espanhola Vueling realizou hoje o primeiro voo de baixo custo para Cabo Verde, que vai passar a ser realizado semanalmente durante o Verão, entre Barcelona e a ilha do Sal.

Cabo Verde lança projeto para aumentar diversidade na oferta turística

O Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul em Cabo Verde foi apresentando no âmbito da 4.ª edição do Cabo Verde Investment Fórum (CVIF), que está a decorrer em Santa Maria, na ilha do Sal.
Comentários