Moçambique terá certificação de origem de diamantes a partir de 2019

Moçambique vai contar a partir de 2019 com um secretariado executivo de certificação de origem de diamantes produzidos no país.

Amit Dave / Reuters

Moçambique vai contar a partir de 2019 com um secretariado executivo de certificação de origem de diamantes produzidos no país.

“Estamos agora no processo de operacionalização do secretariado executivo, que é importante para certificar a origem dos diamantes”, informou o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela. A certificação vai permitir que os diamantes moçambicanos sejam vendidos no mercado internacional, adiantou.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique disse ainda que a criação de mecanismos de certificação vai impulsionar a actividade de empresas concessionárias de minas de diamantes.

A criação do referido secretariado segue-se à adesão de Moçambique ao “Processo de Kimberley”, um mecanismo internacional criado para atestar a origem lícita dos diamantes vendidos no mercado internacional, visando impedir o comércio dos chamados “diamantes de sangue”, extraídos das zonas de guerra.

Recomendadas

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.

Imigrantes do Bangladesh denunciam extorsão para obter vistos para Portugal

Um dos problemas para os bengalis está no facto de não existir representação diplomática portuguesa no seu país, o que os força a terem que recorrer à vizinha Índia. Entre Daca, capital do Bangladesh, e Nova Deli, capital da Índia, distam mais de 1.800 quilómetros.

Governo italiano aprova envio de armas à Ucrânia para todo o ano de 2023

O Governo italiano aprovou um decreto prolongando o fornecimento de ajuda, incluindo armamento, à Ucrânia para todo o ano de 2023.
Comentários