[weglot_switcher]

Monkeypox. Número de infetados pelo vírus em Portugal sobe para 348

As infeções continuam a estar concentradas em Lisboa e Vale do Tejo e pertencem a homens entre os 19 e os 61. Surgiram os primeiros casos no Alentejo.
24 Junho 2022, 13h23

A Direcção Geral de Saúde (DGS) informou esta sexta-feira, 24 de junho, que o número de casos infetados por Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, subiu para 348. Em comunicado a DGS confirma “mais 20 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal”.

As infeções continuam a estar concentradas em Lisboa e Vale do Tejo, mas com casos nas regiões Norte, Alentejo e Algarve. A entidade liderada por Graça Freitas diz que “todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”.

“Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”, garante a DGS, acrescentando que “a informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional”.

É recomendada a procura de aconselhamento clínico aos “indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”.

A DGS pede ainda aos infetados que se abstenham de contacto físico próximo. Os sintomas de Monkeypox geralmente duram entre duas a quatro semanas e desaparecem por si só, sem tratamento.

A varíola dos macacos foi pela primeira vez confirmada em Portugal a 18 de maio

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.