[weglot_switcher]

Monkeypox. Portugal recebe até ao final do mês 2700 vacinas

“Temos já uma posição da comissão técnica de vacinação sobre quem são as pessoas candidatas a serem vacinadas”, explicou a Diretora-Geral da Saúde.  
23 Junho 2022, 13h19

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que o país vai receber 2700 vacinas até ao final do mês para vacinação dos contactos dos doentes.

“Já assinei hoje mesmo as vacinas que nos competem, com que fomos contemplados”, disse Graça Freitas aos jornalistas, assegurando que Portugal vai “receber essas vacinas até ao final do mês”

“Temos já uma posição da comissão técnica de vacinação sobre quem são as pessoas candidatas a serem vacinadas”, explicou a Diretora-Geral da Saúde.

Segundo Graça Freitas, a DGS está “a trabalhar em questões como o consentimento informado” e está em coordenação com “os clínicos, com a comissão técnica de vacinação”, bem como com os parceiros de outras instituições, “para quando no final do mês recebermos as vacinas termos uma orientação pronta”.

A responsável da DGS referiu ainda que a “vacinação é dirigida aos contactos dos doentes”.

Os últimos dados da DGS confirmam “mais 11 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 328 casos”.

Os infetados continuam a ser homens “entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”. Os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”.

É recomendada a procura de aconselhamento clínico aos “indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.