[weglot_switcher]

Monkeypox. Portugal tem 74 casos confirmados do vírus (com áudio)

Os casos estão concentrados em Lisboa e Vale do Tejo, apesar de também haver registo de casos no Norte e Algarve. Os infetados são todos homens entre os 23 e os 61 anos.
27 Maio 2022, 11h58

A Direção Geral de Saúde (DGS) avançou que o número de casos de infetados por Monkeypox subiu para 74. Assim sendo, Portugal somou mais 16 caso da varíola dos macacos nas últimas 24 horas.

Segundo a DGS “a maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”. Todos as infeções
confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

“Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional”, diz a entidade liderada por Graça Freitas.

A DGS recomenda aconselhamento clínico aos “indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico”.

“Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”, destaca ainda a DGS.

O Monkeypox foi pela primeira vez confirmado em Portugal a 18 de maio e desde então Portugal é dos países que mais casos tem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.