[weglot_switcher]

Monstra 2022: o cinema de animação toma conta de Lisboa já amanhã

Mais de 400 filmes do melhor do cinema de animação mundial. Não é uma promessa é tão-só o programa da 21.ª edição da Monstra, que decorre entre 16 e 27 de março, em Lisboa.
  • MONSTRA
15 Março 2022, 16h15

Este ano, a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa exibe obras de 46 países, com particular destaque para a Bulgária, o país convidado desta edição, que gira em torno do tema “A Animação analógica e digital”.

Os 75 anos do departamento de Animação do então Instituto Nacional da Cinematografia Búlgara servem de ponto de partida para uma retrospetiva bastante completa de uma cinematografia pouco divulgada mas repleta de “pérolas” de grandes mestres da animação búlgaros, como Todor Dinov, Ivan Veselinov, Stoyan Dukov, Slav Bakalov e Nikolay Todorov, e de autores contemporâneos, como Vessela Dantcheva, Andrey Koulev, Dimitar Dimitrov, Pencho Kunchev, Gospodin Nedelchev, Boris Despodov, Andrey Paounov e Asya Kovanova.

Destaque ainda para colaborações com importantes estúdios de animação do Leste da Europa – Boyana Film, Dido Film Art Pik e FinFilm – bem como para as pontes que o festival construiu com quatro festivais do Leste europeu, Animeka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia), na secção “Da Europa de Leste para Portugal”.

As estreias são parte relevante num festival e, nesta edição, a MONSTRA exibe “Flee”, de Jonas Poher Rasmussen, nomeado para os Óscares de Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional. A história segue Amin Nawabi, um homossexual de 36 anos que chegou à Dinamarca como refugiado afegão, aos 15 anos de idade. “To Put It Mildly”, de Anri Koulev, é outra das estreias e “Belle”, a aguardada antestreia da nova animação escrita e dirigida pelo aclamado cineasta japonês Mamoru Hosoda, produzida no Studio Chizu.

Na Competição de Longas-metragens, a oferta é diversificada e inclui três filmes distinguidos no Annecy Festival, em 2021: “Ma Famille Afghane”, da checa Michaela Pavlátová, “Bob Cuspe”, do brasileiro Cesar Cabral e “La Traversée”, da francesa Florence Miailhe. Já na secção de Competição de Curtas-metragens serão exibidas, entre outras, “Bestia” (nomeado para os Annie Awards) do chileno Hugo Covarrubias, e “Affairs of the Art”, da inglesa Joanna Quinn, que recebeu o Prémio Especial de Realização em Annecy, e está nomeada ao Óscar para Melhor Curta-metragem de Animação.

De realçar ainda na competição nacional “Who Can Resist?”, o filme de Pedro Serrazina que ilustra a música de Rodrigo Leão e a voz de Kurt Wagner, e o mais recente trabalho de Laura Gonçalves, intitulado “O Homem do Lixo”, num total de 11 curtas-metragens produzidas em 2021.

A programação deste ano da MONSTRA integra diversas exposições, entre elas “Do Outro Lado da Câmara, Os Demónios do Meu Avô”, no Museu da Marioneta, que mostra os bastidores da primeira longa-metragem nacional em animação de marionetas (stop motion), “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato. E também a mostra dedicada à realizadora Joanna Quinn.  A secção dedicada aos mais novos, a Monstrinha está igualmente de regresso.

As sessões decorrem no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cinemateca Júnior e Cinema City Alvalade. Pode consultar aqui a programação integral.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.